Páginas

domingo, 3 de março de 2013

Cantores dos Anos 80 - Bryan Ferry



Até ser conhecido como Bryan Ferry, o vocalista dos Roxy Music, foi professor de cerâmica, depois de ter concluido o curso de artes na Universidade de Newcastle. 

Formou a sua primeira banda ainda nos anos 60, 'The Banshees' e, mais tarde, os 'The Gas Board'. Embora esta segunda tenha tido alguma saída, com a criação dos Roxy Music é que a música assumiu o papel principal na vida de Bryan Ferry. Foi em novembro de 1970, que a música 'Virginia Plain' abriu caminho para todos os outros êxitos que se seguiram. Sempre com Bryan Ferry como vocalista e, ocasionalmente, sentado ao piano, que aprendeu a tocar sozinho por volta dos 20 anos de idade. 

Ferry era conhecido por estar sempre muito bem acompanhado, regra geral, por modelos que, mais cedo ou mais tarde, acabavam por aparecer nas capas dos discos dos Roxy Music. Foi o caso da cantora Amanda Lear fotografada ao lado de um jaguar negro na capa do álbum 'For Your Pleasure'. Foi também o caso de Jerry Hall que aparece em vários vídeos dos Roxy Music. 

Para lá da música e das mulheres bonitas, Bryan Ferry marcou pontos como consultor do designer de moda Antony Price, famoso pelas suas lojas na King's Road em Londres, onde se vestiam as celebridades da altura. 

Em 1976, quando terminaram a tournée do álbum 'Siren', os Roxy Music separaram-se. Bryan Ferry tinha dado já os primeiros passos na sua carreira a solo. Foi quando apareceu a cantar versões de grandes clássicos, como 'These Foolish Things'. No ano seguinte, o disco 'Let's Stick Together' foi um enorme sucesso comercial e o single que dá nome ao álbum, chegou à 4ª posição do Top do Reino Unido. Um bom momento não fosse a deceção que teve nesta altura. 

Jerry Hall, com quem vivia há um tempo, mudou-se para os braços de Mick Jagger. Até hoje, Bryan Ferry raramente voltou a falar sobre Jerry Hall, mas especula-se que a sua música 'Kiss and Tell' seja uma resposta a Hall. "In a private limousine/Flash photograph/It's the only light you see..." 

Os Roxy Music tornaram a juntar-se, em 1978, embora apenas com três dos músicos da banda original. E, mais uma vez, valeu bem a pena: gravaram três álbuns de imenso sucesso. 'Manifesto' em 1978, dois anos depois 'Flesh and Blood' e em 1982 'Avalon'. 

Em 1983, mais duas decisões importantes: Tentar de novo uma carreira a solo e... casar! Com Lucy Helmore de quem tem 4 filhos e de quem também se separou. O disco 'Boys and Girls' também foi muitíssimo bem recebido. Chegou rapidamente ao primeiro lugar do top do Reino Unido. Ao fim de uns bons anos afastado da música, por opção, em 1999, Bryan Ferry regressou aos grandes clássicos dos anos 30 com o álbum 'As Time Goes By'. Foi também nesta altura, que os Roxy Music voltaram a juntar-se para uma em tournée de dois anos. 

Em 2003, foi possível vê-lo a apresentar o espetáculo de eleição da Miss Mundo e, dois anos mais tarde, como ator, no filme 'Breakfast on Pluto'. Representou ainda a linha de vestuário da Marks and Spencer.

Nenhum comentário: