Páginas

domingo, 23 de junho de 2013

Chic




NOME: Chic
ORIGEM: Nova Iorque - EUA
ÊXITOS: Dance, Dance, dance; Le Freak; I Want Your Love; Good Time;


Provavelmente, a banda de disco mais popular e influente dos anos 70. Começaram por se chamar The Big Apple Band e, em 1977, mudaram o estilo musical e o nome também. Na sua formação original, faziam parte dos Chic, Bernard Edwards (baixo), Nile Rodgers (guitarra), Tony Thompson (bateria), nas vozes, Norma Jean Wright e Alfa Anderson. 

Foi logo no primeiro ano que conseguiram que a sua música fosse ouvida a toda hora e em todo o lado: Dance, Dance, Dance vendeu, num mês apenas, um milhão de cópias. No ano seguinte, os Chic editam o seu segundo conjunto de originais, 'C'est Chic', que inclui mais dois novos estrondosos sucessos: Le Freak e I Want Your Love.

Apesar do grande êxito Good Time surgir no álbum seguinte, é nesta altura que a banda começa a perder alguma popularidade, embora ainda tenham conseguido esporadicamente, um ou outro sucesso durante os anos 80. 

O guitarrista Nile Rodgers continuou a sua carreira como produtor. Like a Virgin de Madonna e Let's Dance de David Bowie são duas das músicas que produziu com muito sucesso. Depois de 8 anos de intervalo, em 1992, os Chic regressaram com uma nova formação e um disco novo, no entanto, sem a mesma força e popularidade dos finais da década de 70. 

Apesar do último registo da história do grupo, Live at Budokam, já ter sido há uns bons anos, eles continuaram a apresentar-se em concerto até 2003, ano em que Tony Thompson, o baterista, faleceu, vítima de cancro.

Nenhum comentário: