Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cantores dos Anos 80 - Robert Palmer





NOME: Robert Allen Palmer
DATA DE NASCIMENTO: 19-01-1949
ORIGEM: Batley - Yorkshire - Inglaterra
ÊXITOS: 'Bad Case of Loving You' (1979); 'Some Guys Have All the Luck' (1982); 'Some Like it Hot' (1985); 'Addicted to Love' (1986); 'Simply Irresistible' (1988)


Conhecido pela sua voz cheia de soul, uma forte presença em palco e por combinar na sua música soul, jazz, rock, pop e blues. Teve a sua primeira banda com 15 anos, The Mandrakes e, em 1970, juntou-se a uma banda de jazz-rock, onde Elkie Brooks era a vocalista. Durou apenas um ano, no entanto, juntou-se a Elkie Brooks num projeto de rhythm and blues, com pouco sucesso comercial, no entanto, muito bem visto pela critica musical. De tal maneira, que ainda chegaram a gravar três álbuns. 

A solo, e até 1999, Robert Palmer gravava um novo disco quase todos os anos. O primeiro grande êxito surgiu em 78, Every Kinda People, com uma mensagem muito positiva e uma das suas músicas que mais tem sido interpretada por outros artistas. No ano seguinte, foi a vez de Bad Case of Loving You (Doctor, Doctor) subir aos melhores lugares dos principais Top's mundiais e, já no inicio da década de 80, o êxito comercial repete-se com os singles Johnny and Mary e Looking For Clues e, dois anos depois, com a música Some Guys Have All the Luck. 

Quando os Duran Duran fizeram uma pausa, o guitarrista da banda, Andy Taylor e o baixista, John Taylor juntaram-se a Robert Palmer e formaram os Power Station. Em 1987, Palmer ganhou um Grammy, este como melhor interprete rock masculino, com a música Addicted To Love. Foi neste mesmo ano, que resolve mudar-se para Lugano, na Suíça, onde montou um estúdio. 

Até ao início dos anos 90 editou regularmente discos só com originais, depois foram surgindo várias compilações, até lançar novo álbum, Rhythm and Blues, em 1999. 

O último álbum chama-se Drive, é de 2003, e foi considerado pela crítica como o disco mais profundo e introspetivo da carreira de Robert Palmer. Nesta altura, dava pequenos concertos com alguma frequência, a maioria dentro do circuito dos Casinos. 

Foi também em 2003 que faleceu subitamente com um ataque cardíaco. Tinha 54 anos de idade.





Nenhum comentário: