segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Caldos Maggi

Em 1863, o suíço Julius Michael Johannes Maggi, filho de um dono de moinhos, começou a fazer experiências com leguminosas ricas em proteínas. Ele queria desenvolver um alimento barato, nutritivo e possível de ser conservado. Mais tarde, descobriu-se que as proteínas contidas na carne podiam ser substituídas na alimentação diária por refeições de ervilhas e lentilhas. O problema era dar uma forma adequada a esses produtos para a sua comercialização. Foi então que a Swiss Public Welfare Society (Sociedade Pública Suíça Do Bem-estar), pediu a Julius que desenvolvesse uma comida vegetal de fácil preparo e digestão, para auxiliar as donas de casa e mulheres que trabalhavam nas fábricas, dispondo de muito pouco tempo para preparar as refeições.

O resultado foi o aparecimento das famosas sopas MAGGI, que foram comercializadas pela primeira vez em 1886, nos sabores de ervilha e feijão. As sopas eram instantâneas para o consumo apenas com o acréscimo de água e alguns minutos de cozimento, desidratadas e vendidas em formato de rolos. Era o início da era industrial, e muitos operários de fábrica sofriam de desnutrição. Julius Maggi desenvolveu um produto rico em proteínas e acessível à classe pobre, inicialmente na Suíça, depois em vários outros países. Com a sopa, a mulher europeia passou a contar com um alimento industrializado económico, de fácil preparo e bom valor nutricional. O novo produto foi um sucesso. Entre 1887 e 1889, a MAGGI fundou sucursais em Singen, Berlim, Amsterdam, Bregenz, Viena, Paris, Milão, Praga, Posen, Londres e em Nova Iorque.




Em 1940 a marca chegou ao mercado americano, já estando presente na Itália, Alemanha, Bélgica, Áustria, Polônia e República Checa. Com a crise económica do pós-guerra, a empresa foi comprada pela Nestlé, em 1947, passando a integrar uma das maiores empresas alimentícias do mundo.

Durante um longo período, o segmento de caldos de galinha para enriquecer o sabor de alimentos, com produtos vendidos na forma de tabletes, foi explorado e disputado por duas grandes marcas: o caldo MAGGI e o caldo Knorr. Nos anos 80 surgiu a personagem e o slogan 'O CALDO NOBRE DA GALINHA AZUL', que viriam a tornar-se num dos casos de maior impacto e sucesso na comunicação.

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