Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Grupos dos Anos 80 - Ecos da Cave


Grupo de Santo Tirso formado em 1987. Os elementos do grupo eram Carlos Lima (guitarra e harmónica), Armindo (baixo), Francisco (guitarra), José Augusto Costa (bateria) e Alfredo (voz).

Em 1988 concorrem ao 5º Concurso do RRV onde chegam às meias-finais. O tema "Desejo" aparece na compilação "Registos" que incluí as oito bandas melhor classificadas . 

Alfredo sai do grupo em Setembro de 1989.

Chico Zé (guitarra), Armando Lima (baixo), Carlos Lima (guitarra, teclas, harmónica, voz), Zé Costa (bateria, percussão) e Rafael (voz) gravaram o seu disco de estreia entre Fevereiro e Julho de 1991 nos estúdios Pinguim.

O LP "As Papoilas do Campo Estéril" (ET91003) foi editado em Outubro de 1991 pela El Tatu. Temas do Lado A : "O Vôo da Gaivota na Praia Poluída", "Ariana", "Espírito Livre", "Belzebu" e "Dilema". Lado B: "Nocturnos", "4 Paredes", "Farrapo Hunano" e "Odeio Amar-te".

Em 1992 participam na primeira edição das Noites Ritual Rock. Apresentam algumas composições em inglês e uma versão de um tema de José Afonso.

Em 1993 foram cabeça de cartaz da primeira edição do Festival Paredes de Coura.

Em 1994, os Ecos da Cave gravaram nos Estúdios Avé Mania, com produção de Carlos Lima. O disco com o título provisório de "O Silêncio Extremo do Aborígena" iria incluir temas como "Com o Álcool", "Vejam Bem" (versão de José Afonso), "Drop Down Dead", "Grande Lua", "Corre Como Um Cão", "Nova Guerra", "Visão Utópica", "Parte P'ra Vida", "Velhote", "Defeitos Humanos" e "Nada".

O grupo acabaria por terminar em 1995.

DISCOGRAFIA
As Papoilas do Campo Estéril (LP, El Tatu, 1991)
Colectâneas
Registos (1989) - Desejo

NO RASTO DE...
José Costa tem uma agência de management, a Banzé, formada em 1997, que trabalha ou trabalhou com nomes como Naifas, Haus En Factor, Stealing Orchestra e Fat Freddy. É também proprietário, desde 1991, do bar "Carpe Diem". Em 1994 organizou um Festival de Verão, em Santo Tirso, que contou com nomes como Cães Vadios, Mão Morta, Tarântula e Tédio Boys.

Os outros elementos da banda abriram o Estúdio Euterpe em Santo Tirso.

Os ECOS são uma banda que tem a sua origem nos Ecos da Cave onde ainda permanecem dois dos seus elementos.

Biografia retirada daqui

Nenhum comentário: