quinta-feira, 23 de julho de 2015

H.i.S.T


Banda electro-industrial de Setúbal, os H.i.S.T. (Histeria de Imagens Sonoras em Transe) eram formados por Abel Raposo e Eurico Coelho.

Em Agosto de1988 foi editada pela Facadas Na Noite (Braga) a cassete "Greatest Hist" que englobava 15 temas do período entre 1983 e 1985 (30 cassetes gravadas). A música era apresentada como "áspera à qual se juntam palavras cínicas".

O tema "Kalatuku" foi incluído na compilação "13 Incisões" da mesma editora.

Em 1989 foi editada a cassette "Biologia" que englobava 16 temas de L'Ego (projecto de Eurico Coelho a solo) e 2 de HIST.

"Best Off Hist" contou com a produção de Miguel Carvalho (programação de ritmos e loops) . «Os 12 temas são os mais densos registos deste projecto. Os delays arrastados e uma atmosfera apocalíptica erguem uma parede compacta de som referenciada como industrial, obscura e hipnótica.» O trabalho foi editado pela FNN e mais tarde pela Tragic Figures. 

O projecto obtêm um feed-back inesperado o que os leva a participar em várias colectâneas nacionais e internacionais. Editaram ainda um EP em conjunto com os Rua Do Gin e duas bandas espanholas.

"Bluff" de 1992 incluía trabalhos de L'ego e 7 temas de Hist. O registo foi gravado, novamente, por Abel Raposo (guitarra eléctrica, textos), Eurico Coelho (sampler, voz, textos e produção) e Miguel Carvalho (programações rítmicas).

No ano de 2003, os trabalhos de Hist e L'ego foram disponibilizados em formato CD-R pela editora Thisco (http://www.thisco.net/CTHISRUS.htm).

DISCOGRAFIA
The Greatest Hist (K7, FNN, 1988)
Biologia (K7, FNN, 1989)  [c/L'Ego]
Best Off Hist (K7, FNN, 1989*)
Los Humillados - Rua do Gin - The Barbie Lovers - Hist (7"EP, FNN/Grabaciones Góticas, 1990)
Bluff (K7, 1992*) [c/L'Ego]

Colectâneas
13 Incisões (1988) - Kalatuku
Insónia (1989) - Vorwarts! / Delirium
Corrosão Cerebral (1992) - ...Plus des enfants

COMENTÁRIOS
«Nunca demos espectáculos e não tencionamos fazê-lo, porque não sentimos essa necessidade nem possuimos essa capacidade. Mas a produção continua...» Eurico Coelho 

NO RASTO DE...
O projecto L'Ego de Eurico Coelho continua activo, tendo editado 4 cd's nos últimos 2 anos, em edição de autor. Participou também na compilação "Thisobidience". 

"1 ª I N C I N E R A Ç Ã O", de 2002, foi o  primeiro registo do projecto RESÍDUO de Abel Raposo em formato digital. Abel compõe com uma guitarra traficada, percussão em drum pad não programável, flauta, harmónica, voz e deturpação informática, Ana Isabel Caldeira vocaliza e o software usado é o Sound Forge XP 4.5 e Acid Pro 2.0 .

Informação retirada daqui


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Recomendamos ...