sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Cantores dos Anos 80 - Midus

Midus nasceu em Lisboa mas cedo foi viver para a Moita do Ribatejo onde começou a sua carreira como baixista e vocalista em várias bandas locais.

Mais tarde forma os Rock & Várius, banda proveniente de Almada. Através da editora Radio Triunfo lançam o álbum "Pronto a Curtir" e o single "Totobola". Não satisfeitos com a promoção mudam para a Valentim de Carvalho. É editado o álbum "Roquivários" de onde extraem o single "Cristina (Beleza é Fundamental)".

Reconhecidos pelo sucesso ao vivo, o grupo sobrevive alguns anos mas conflitos internos levam ao fim do grupo.

Midus assina contrato a solo com a Polygram. É editado o single "Lá Longe/Ai e", com temas da sua autoria e de Fernando António dos Santos (ex-Beatnicks, ex-Da Vinci).

A convite da editora vai a Londres gravar com o português Luís Jardim. Com a Banda Amazónia composta por jovens de várias nacionalidades, grega, italiana, escocesa, holandesa e inglesa, participa no Premio Nacional de Música, realizado na Figueira da Foz, com o tema "Amazónia" escrito em co-autoria com Luís Jardim.

Muda-se definitivamente para Londres. Integra a banda Coming Roses que grava em 1992 o álbum "I Said Ballroom" para a editora Utility Records de Billy Bragg. No ano seguinte começa a tocar em digressão com Anne Clark que acompanhará nos seis anos seguintes, inclusive no concerto que a cantora deu na Aula Magna. Toca com outros artistas tais como: Kym Marsh, Melanie C, Tanita Tikaram, Hugh Cornwell, Jay Smith, Cathy Dennis, Suggs, Billie Myers, etc.

O seu tema "Num Terraço" (escrito em co-autoria com Ana Zanatti) é incluído numa das compilações da Revista Promúsica.

Forma os Candy Store, com a "backing vocals" e o baterista dos Saint Etienne e pelo guitarrista que tocava com Tanita Tikaram.

DISCOGRAFIA
Lá Longe/Ai (Single, Polygram, 1985)
Amazónia (Single, 1988)

NO RASTO DE ...
Midus reside em Londres, continua a fazer o seu trabalho de session player e como escritora, a artista extende constantemente o seu reportório tanto em português como inglês. (www.midus.net)

some samples: No Respect (2.6 MB), Radio (2.3MB), Tu e eu (1.8MB), one more time (2.9MB)

"tenho muita coisa escrita e gostava de gravar para uma editora portuguesa. Mas para que isso aconteça tenho que voltar a sentir muito apoio". Midus/CM

Biografia retirada daqui

Um comentário:

Headstock disse...

Grande músico, à muito que não ouvia falar dele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Recomendamos ...