Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Mistérios do universo que ninguém resolveu - Porque é que Stonehenge foi construído?

Stonehenge, um dos locais mais famosos do sul de Inglaterra, ergue-se orgulhosamente na planície de Salisbury. É também um dos megalíticos mais falados e está rodeado de mistério e intriga.

Como é que estas pedras gigantescas chegaram onde estão, e porquê? As maiores pedras, chamadas sarsens, têm 9 metros de altura e pesam 25 toneladas. Pensa-se que tenham vindo de Marlborough Downs, a 20 milhas de distância. As pedras mais pequenas pesam cerca de 4 toneladas, o que é relativamente ‘leve’, mas pensa-se que tenham vindo do País de Gales, a 140 milhas de distância.

Pensa-se que todo o site tenha evoluído durante um período de 10.000 anos e era muito, muito maior. A zona a que chamamos Stonehenge foi construída há cerca de 5.000 anos. Dezenas de locais de sepultamento e santuários foram também descobertos nesta área sagrada.

Como muitos de nós também aprendemos na escola, as pedras estão perfeitamente alinhadas com o nascer e pôr-do-sol do solstício de Verão.

Por causa da sua beleza e, francamente, das suas espantosas proezas arquitectónicas, talvez seja mais romântico nunca saber quem colocou lá Stonehenge e porquê? Talvez seja melhor deixar algumas coisas por explicar…

Nenhum comentário: