Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Mistérios do universo que ninguém resolveu - Um selo com uma enguia nas narinas

Não é raro ver fotografias bonitas de um animal apanhado a fazer uma parvoíce. Mastigar chinelos, arranjar problemas e roubar comida são passatempos comuns para alguns animais – mas estes são mais susceptíveis de serem animais de estimação do que animais selvagens.

Assim, quando investigadores que estudavam as vidas de focas-monge havaianas ameaçadas de extinção encontraram uma com uma enguia malhada pendurada na narina, ficaram perplexos. Os animais selvagens são tão brincalhões e despreocupados como os nossos cães e gatos?

A fotografia desta foca despretensiosa com uma enguia no nariz é muito gira, mas a pobre criatura deve ter sentido que tinha o pior nariz entupido de sempre. Os investigadores da US National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa) estudam estes selos há 40 anos, e surpreendentemente esta não é a primeira vez que encontram um nesta situação.

Desde 2016, encontraram uma mão-cheia de enguias no nariz. Pensam que isto pode dever-se a uma de duas coisas: a enguia pode ter escorregado para dentro da narina de uma foca quando procurava alimento, enfiando o nariz e a cara em fendas rochosas e corais. Ou, é comum as focas regurgitarem os seus alimentos e vomitá-los da boca e do nariz. Poderiam ter comido uma enguia por engano?

A verdade é que eles simplesmente não sabem. Quem sabia que os selos podiam ser tão secretos?

Nenhum comentário: