Se calhar nem imaginava que os hoje em dia tão comuns e ultra modernos airbags já vêm da década de 70. Foi em 1978 que foi produzido em série o primeiro carro com uma bolsa insuflável (o airbag). Foi o Mercedes-Benz Classe S.
1989 foi quando os automóveis começaram a ter um Sistema Completo de sensores e airbags frontais. Os primeiros esforços para adaptar o airbag para o uso em carros apresentaram problemas devido aos preços abusivos e obstáculos técnicos. O airbag é um componente de segurança usado também em algumas máquinas industriais. Quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo (frontal, traseiro, lateral direito e lateral esquerdo) são acionados de modo a que se abra o airbag mais adequado. Este dispositivo é constituído de pastilhas de nitrogénio que são acionadas por uma descarga elétricapela central eletrónica dentro de um "balão de ar" muito resistente.
Atualmente existem modelos que calculam o impacto e a consequente intensidade com que o airbag deve "inchar". Os primeiros airbags só eram ativados se o motorista estivesse a usar o cinto de segurança.
Alguns veículos sem bancos traseiros, como os camiões pick-up e carros descapotáveis, ou com bancos traseiros muito pequenos para acomodar cintos de segurança para crianças, têm uma chave de liga/desliga para o airbag do passageiro que vem instalado de fábrica. Nos anos 80, a maioria dos veículos apresentava apenas um airbag, instalado na direção do volante e protegendo o motorista do carro. Durante os anos 90, tornaram-se comuns os airbags para os passageiros no banco da frente e os airbags entre as portas e os ocupantes do veículo, para colisões laterais.
Noticia retirada daqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário