Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

As Viagens de Gulliver na TV


É um clássico da literatura inglesa escrito pelo irlandês Jonathan Swift. O livro foi lançado em 1726 com o título Travels into Several Remote Nations of the World, in Four Parts. By Lemuel Gulliver, First a Surgeon, and then a Captain of several Ships e tornou-se, desde logo, um sucesso. O livro é uma verdadeira sátira à natureza humana, à sociedade inglesa e a todos os relatos de viagens que se tinham feito até então.
A história começa com o naufrágio do navio onde estava Gulliver. É assim que descobre Lilliput, uma ilha cujos habitantes são minúsculos. Segue-se a descoberta de Brobdingnag, uma ilha que é o oposto de Lilliput, pois aqui todos os habitantes são gigantes. Na sua terceira viagem, Gulliver chega à ilha flutuante de Laputa e, por fim, descobre Houyhnhnms, regida por uma raça de cavalos. Em cada ilha por onde passa, Gulliver aprende várias lições sobre a mediocridade das sociedades inglesa e francesa da época e sobre o pensamento científico da altura.
A narrativa culmina com o regresso de Gulliver a Inglaterra e com a sua vontade de ensinar e partilhar todas as experiências que vivenciou.
O livro rapidamente serviu de inspiração para o compositor alemão George Philipp Telemann que deu origem a "Gulliver Suite", em 1728. Já mais recentemente, algumas bandas compuseram temas com referências a Gulliver ou às ilhas que ele visitou.
Têm sido várias as adaptações feitas a partir do livro escrito por Jonathan Swift. A história de Gulliver já foi retratada numa curta-metragem francesa, num filme russo, em desenhos animados, numa mini série televisiva protagonizada por Ted Danson, entre outros.

Nenhum comentário: