Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Permanente nos anos 80

Foi ela quem mais "brilhou" na cabeça de cantores pop, estrelas de cinema e em tantos de nós nos anos 80... Hoje em dia está fora de moda (excepto para alguns nostálgicos, claro) mas é sempre bom recordar a permanente química, criada pelo cabeleireiro alemão Karl Nessler.

Reza a história que esta técnica, criada para encaracolar de forma "permanente" os cabelos lisos, com recurso a produtos químicos, quase deixou careca a primeira cobaia: a mulher do cabeleireiro que vivia no sudoeste da Alemanha. Antes de aperfeiçoar uma técnica à base de bicarbonato, borato de sódio e gigantescos rolos metálicos aquecidos a fogo, as muitas tentativas de Nessler nos cabelos da sua mulher causaram gritos lancinantes de dor que também conta que conduziram a várias crises matrimoniais!

Finalmente, Nessler apresentou publicamente a sua técnica a 8 de outubro de 1906, em Londres, e mandou patenteá-la. Rapidamente, a moda foi adotada na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde o cabeleireiro revolucionário se instalou em 1915.

Contudo, depois da crise dos anos 20 e 40, foi nos anos 80 que a permanente se espalhou e conquistou o mundo. «A permanente dos anos 80 parecia a consequência de uma explosão no secador de cabelos», afirma Martina Acht, campeã mundial de cabeleireiros radicada em Offenbach, centro-oeste da Alemanha.

Apesar da sua estética arrojada, a permanente floresceu nas cabeças de cantores pop, como atestam os caracóis louros dos suecos Europe, autores de muitos hits dos anos 80. Atrizes como Farrah Fawcett, as heroínas das novelas americanas "Dallas" e "Dinastia" e até mesmo vários jogadores de futebol adotaram o penteado e levaram ao sucesso os cabeleireiros nos anos 80.





Os profissionais do cabelo admitem, no entanto, que os rolos e as ondulações ainda têm espaço nos seus salões, mas com outros nomes, recorrendo a métodos menos agressivos e, sobretudo, com resultados mais discretos.

Outra moda de cabelos nos 80's e 90's passava pela ostentação das também históricas poupas que desafiavam a lei da gravidade, com a ajuda de laca e de gel. O resultado... muitas vezes era parecido com um muro de betão!



Nenhum comentário: