Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cantoras dos Anos 80 - Ofra Haza



Ofra Haza nasceu numa família de judeus do Iémen que emigraram para Israel fugidos da perseguição movida naquele país. Era a mais nova de nove irmãos e cresceu num bairro desfavorecido de Tel Aviv. 

Aos 12 anos cantava e representava num grupo de teatro local, com muito sucesso em Israel e, aos 17 anos, venceu o concurso nacional de canção oriental. Depois de cumprir o serviço militar obrigatório, surge então, em 1978, o seu primeiro disco. 

Participou no Festival Eurovisão da Canção, onde alcançou o segundo lugar. A meio dos anos 80, Ofra Haza fez um disco numa linha musical mais étnica com a intenção de homenagear os pais e a cultura tradicional do Iémen, mas, dois anos depois, com o objetivo de se concentrar numa carreira internacional, fixou-se em Los Angeles (EUA).

Em 1988 foi com a música 'Im Nin' Alu', onde as sonoridades do Médio Oriente se misturam com os sintetizadores e onde a letra oscilava entre o árabe e o inglês, que Ofra Haza ficou conhecida nos quatro cantos do Mundo. 'Im Nin' Alu', chegou ao primeiro lugar dos Top's e manteve-se por lá durante várias semanas e em vários países. 
Mais um álbum no ano seguinte, 'Desert Wind', e em 1992, o disco 'Kyria' valeu-lhe uma nomeação para os Grammy. 

A convite de Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel, Ofra Haza atuou na cerimónia de atribuição do Prémio Nobel da Paz, em 1994, que teve como galardoados, para além do próprio Yitzhac Rabin, Shimon Peres e Yasser Arafat. 

Ao longo da sua carreira, colaborou com variadíssimos artistas, como Iggy Pop, Sisters of Mercy, Lou Reed, Paula Abdul e os Duncan Dhu. Vitima de complicações associadas ao vírus da sida, Ofra Haza faleceu em 2000.

Noticia retirada daqui

Nenhum comentário: