Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Grupos Portugueses - Doce


A ideia começou, em 1979, na festa de despedida dos Gemini pois Tózé Brito tinha sido convidado para desempenhar o cargo de Director Artístico da Polygram. Os Gemini acabaram em fins de Setembro de 1979 e as Doce começaram em fins de Outubro. Um dos grandes responsáveis pela formação do grupo foi o brasileiro Cláudio Condé que era o Presidente da editora.

O grupo era constituído pelas ex-Gemini Fá e Teresa Miguel  e pela ex-Cocktail Lena Coelho que tinha substituído Teresa em alguns concertos dos Gemini. Como faltava uma loura convidaram Laura Diogo, Miss Fotogenia no concurso Miss Portugal do ano anterior e que tinha estado em destaque em alguns certames internacionais.

Em Janeiro de 1980 é editado o single "Amanhã de Manhã" que obteve logo um grande sucesso. A seguir concorrem ao Festival RTP da Canção com o tema "Doce" que fica em 2º lugar. Doce

Em Março de 1980 é editado o álbum "OK KO". O disco consegue atingir o galardão de disco de prata.

Em Março de 1981 voltam a participar no Festival RTP da Canção com "Ali-Bábá - Um Homem das Arábias" que fica em 4º lugar. Em Outubro desse ano é editado o  álbum "É Demais". Um dos temas, "Eu Sou", é cantado a solo por Laura Diogo desmentindo assim os boatos de que não cantava e que tinha o microfone fechado.

Estoira o "boato Reinaldo", segundo o qual Laura Diogo teria sido hospitalizada após ter tido relações sexuais com o futebolista do Benfica. O grupo perde espectáculos e diminuíram as vendas de "É Demais", que estava a caminho de disco de ouro.

Em Março de 1982 vencem o Festival RTP da Canção com o tema "Bem Bom". (1) Em Harrogate, na Inglaterra, ficam em 13º lugar.

O grupo edita as suas canções em Espanha, Estados Unidos e Canadá.

Em 1983 gravam várias canções em inglês. O single "For The Love Of Conchita" foi um dos grandes sucessos desse ano. Lena Coelho casa-se em Julho de 1983.

É editado na América do Norte um disco com versões inglesas de várias canções do grupo.

Editam o single "Quente, Quente, Quente" com a participação de Rui Veloso na harmónica. 

Em 1984, as Doce regressaram ao Festival da Canção com o tema "O Barquinho da Esperança", da autoria de  Pedro Ayres Magalhães e Miguel Esteves Cardoso.

Em Maio de 1985, devido à gravidez de Lena Coelho, esta é substituída por Fernanda Sousa. Quando Lena Coelho regressa, em Outubro de 1985, Fátima Padinha sai do grupo.

O grupo dissolve-se em 1986. É editada a compilação "Doce 1979-1987" que inclui o inédito "Rainy Day". O disco inclui os maiores sucessos do grupo mas "Bem Bom" surge apenas na versão inglesa.

Os dois primeiros álbuns são reeditados em Maio de 2000. Ainda nesse ano é editado um disco de tributo onde aparece um projecto com dois elementos do grupo.

"Bem Bom", na sua versão portuguesa, aparece pela primeira vez em formato digital no CD "O melhor de 2 - Doce/Gemini" editado em 2001.

Em 2002 é editada a compilação "15 Anos Depois" com um alinhamento igual à compilação de 1987 mas com "Bem Bom" na versão original e com os temas remasterizados.

Em Julho de 2003 é editado "Docemania", disco duplo com as músicas mais conhecidas do grupo e com a inclusão de um EP com alguns temas remisturados.

Três dos elementos da formação inicial das Doce juntam-se para um dos espectáculos comemorativos dos 25 anos do programa "Febre de Sábado de Manhã".

(1) "Enviámos todos os nossos discos para a editora, no Brasil, para que eles preparassem a edição local. E eles, em vez de nos editarem, criaram um grupo de raparigas brasileiras, as Doce Mel, e lançaram uma versão do "Bem Bom"."  FP/DN

DISCOGRAFIA
OK KO (LP, Polygram, 1980)
É Demais (LP, Polygram, 1981)
Doce 1979-1987  (Compilação, Polygram, 1986)
15 anos Depois (Compilação, Universal, 2002)
Doce Mania (Compilação, Universal, 2003)

SINGLES
Amanhã de Manhã/Depois de Ti (Single, Polygram, 1980)
Doce/Um Beijo Só (Single, Polygram, 1980)
OK KO/Doce Caseiro (Single, Polygram, 1980)
Ali-Bábá (Um Homem das Arábias)/Jingle Tónico (Single, Polygram, 1981)
É Demais/Dói-dói (Single, Polygram, 1981)
Bem Bom/Perfumada (Single, Polygram, 1982)
Bim bom (versão inglesa)/Bem Bom (versão portuguesa) (Polygram, 1982)
Bingo (versão espanhola)/ OK KO (Philips, 1982) 
For The Love Of Conchita/Choose Again (Single, Polygram, 1983)
Starlight/Stepping Stone (Single, Polygram, 1983)
Quente, Quente, Quente/Eu e o Meu Namorado (Single, Polygram, 1984)
O Barquinho da Esperança/A História do Barquinho (Single, Polygram, 1984)

COMPILAÇÕES SE
O Melhor de 2 - Doce e Gemini (Compilação, Universal, 2001)
A Arte e a Música (Compilação, Universal, 2004)

NO RASTO DE...
Fátima Padinha participou no Festival da Canção de 1986 com o tema "Uma Balada de Amor" da autoria de Helena Isabel e Paulo de Carvalho. Ficou desmoralizada com a baixa pontuação obtida o que a levou a afastar-se da música. Actualmente trabalha como secretária. 
Lena Coelho fez parte dos Sucesso e participou em musicais de Filipe La Féria. Apareceu também na banda sonora da série "Claxon", de 1991, com o tema "O Teu Olhar" da autoria de Nuno Rebelo.
Teresa Miguel e Lena Coelho estão ligadas ao teatro. As duas participaram no disco de tributo às Doce com um dos elementos do grupo Excesso.
Laura Diogo chegou a ser manager dos Sucesso, Sitiados e Hua Huin. Colaborou ainda no programa "Reis do Estúdio" da RTP.
Fernanda de Sousa participou no Festival da Canção. Mudou de nome para "Ágata" e tem uma carreira a solo com muito sucesso.

Notícia retirada daqui

Nenhum comentário: