Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Grupos Portugueses - Duplex Longa


Grupo formado em 1987 por Mário Resende (violino) e Carlos Raimundo (baixo) com o objectivo de participar no concurso Novos Valores da Cultura. Mário era violinista nos Seres e Carlos era baixista nos Meliufell. Ambas as bandas ensaiavam na cave-estúdio de Linda-a-Velha.

Gravaram uma maqueta com os temas "Viagem", "Tuareg" e "Rio da Prata". Foram apurados para o Concurso Novos Valores da Cultura, onde conquistaram uma menção honrosa.

No ano seguinte participaram na 2ª edição do Concurso Novos Valores. Ganharam o 2º Prémio, sendo o primeiro lugar para os K4 Quadrado Azul.

Por encomenda do Instituto Franco Português fizeram a banda sonora de um filme sobre Fado ("Romance de uma música" de João Ponces de Carvalho). Também fizeram música para desfiles de moda e publicidade, etc.

Apesar das suas músicas passarem diáriamente nas rádios, e mesmo na espanhola Rádio Nacional 3, não havia convites para gravar por parte de nenhuma editora.

Lembraram-se então de explorar outra forma de espectáculo: convidaram vários músicos a tocarem com eles de forma improvisada ou semi-improvisada. Fizeam espectáculos com Anabela Duarte, Rodrigo Amado, entre outros.

Em Outubro de 1989 realizou-se no Instituto Franco-Português, em Lisboa um espectáculo com os Duplex Longa e o grupo coral feminino Cramol.

Participam no disco "Vydia" de Vítor Rua. Gravaram ainda dois videoclips para o programa "Pop-Off" da RTP.link para o site da banda

A editora portuense MTM (de Hélder Moutinho) propôs a edição de um CD. A gravação da master foi feita  no estúdio dos Duplex Longa, sendo apenas a passagem para DAT feita num estúdio profissional.

O CD "Forças Ocultas", produzido pelo grupo e por Rui Eduardo Paes, foi editado em 1992. No disco participaram, entre outros, a cantora Anabela Duarte e o saxofonista Rodrigo Amado. 

Talvez devido à pouca promoção do disco, os concertos do grupo começaram gradualmente a escassear. No entanto, antes da gravação do CD, os espectáculos sucediam-se, sendo preciso, por vezes, de recusar concertos por coincidirem com datas já agendadas.

Continuaram a dar concertos, mas de tempos a tempos. Em 1995, convidaram o guitarrista Fernando Guiomar a entrar para a formação, passando esta a ter três elementos base. 

Ainda fizeram novos temas com o novo guitarrista, além de arranjarem os antigos para comportarem a guitarra mas, por motivos alheios à sua vontade, tiveram que pôr um ponto final na sua já longa carreira. A única esperança ainda, é que o projecto volte a renascer um dia, tudo dependendo da vontade e disponibilidade de cada um dos seus elementos originais.

(mais informações em  http://www.geocities.com/duplexlonga)

DISCOGRAFIA
Forças Ocultas (CD, MTM, 1992)

COMENTÁRIOS
«Demos inúmeros concertos de norte a sul do país, em que destaco os espectáculos no Anikibobó e Rivoli (Porto), na Covilhã, no KGB (Estoril) com a participação de Anabela Duarte, Rodrigo Amado e Luís Desirat, na Cisterna das Belas Artes (Lisboa), na Aula Magna (Lisboa), no Forum Picoas (Lisboa), no extinto Rock Rendez Vous, entre outros. Tratava-se de uma ideia que puxava a criatividade a limites difíceis de ultrapassar: a mistura consciente de diversos estilos de música e de sonoridades, tendo em conta os instrumentos que utilizávamos - violino e baixo-eléctrico com a ajuda da electrónica - normalmente considerados de difícil "casamento"». CR

«...cheguei a participar em alguns concertos e foi fantástico. Lembro-me de ir a casa deles ensaiar, e era tudo muito caseiro, mas cheio de ideias e uma vontade enorme de fazer coisas. Tenho pena que o projecto não tenha avançado mais.» Anabela Duarte / PS

NO RASTO DE...
Mário Resende manteve os Seres em paralelo com os Duplex Longa. Colaborou mais recentemente com os More República Masónica no álbum "Equalizer".

Carlos Raimundo participou em diversas colectâneas de música moderna, com grupos como os Cosmolight, Sfera In Vano, Poplavk, etc. Além destes projectos, continua a fazer música, ora individualmente ora com bandas de vários géneros. No início dos anos 90, Carlos Raimundo, em conjunto com Rui Eduardo Paes, formou os Astronauta Desaparecido que lançaram uma k7 pela Tragic Figures. É desenhador. www.geocities.com/paes_pt/musica.htm

Fernando Guiomar faz parte dos Trape-Zape que lançaram em 2002 o seu álbum de estreia, homónimo.

Notícia retirada daqui

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Grupos Portugueses - Doyo


O grupo era formado por alguns dos elementos dos Beatnicks: Fernando (Doio Kaosos/teclas), Luis Araújo (bateria), Joca Sacadura (Jedo/guitarra) e Ramiro Martins (Rollo Ins/baixo).

O álbum dos Doyo "...A Quem Doer" foi editado pela Polygram em 1981. O disco incluía os temas "Domingo de Manhã", "Sábado", "Questa Noche", Ontem Fui À Praia", "Ladrem Cães", "Paris", Zé Rato", "Amadora" e "Portuguese Girls And Boys". Os temas são da autoria de Jedo e Doio Kaosos.

O disco foi arrasado pela critica o que levou ao fim do grupo.

DISCOGRAFIA
...a Quem Doer (LP, Polygram, 1981)

NO RASTO DE ...
Ramiro Martins fez parte dos Trains In A Station e foi o autor da música da série "Filmezinhos do Sam" (1988). Faleceu há algum tempo. "Ramiro Martins tocou inúmeras vezes em concertos onde Bual pintou ao vivo algumas telas de temática gestual. Foi o grande organizador e impulsionador da música moderna, sendo o "pai" do primeiro festival de música moderna em Portugal. Personalidade sempre pronta a colaborar com os jovens músicos da Amadora, teve um papel importante no apoio á divulgação e incentivo aos novos valores da música nesta cidade. No final da sua vida dedicava-se também à pintura, tendo sido homenageado mais tarde, do Cine Teatro D. João V, na Damaia com uma exposição com centenas de amigos, na sua maioria músicos como Rui Veloso, Lena d' Água, Fernando Girão, Tó Neto, entre outros." (texto encontrado na internet)

Notícia retirada daqui

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Grupos Portugueses - Doutores e Engenheiros


O grupo Doutores & Engenheiros foi formado em Algés. O vocalista era Xana, o guitarrista Luís Moreno entrou em 1986 e Ilídio Praia foi um dos nomes que chegou a ocupar a bateria.

Em 1986 gravam uma maqueta que teve bastante aceitação nos programas deSite de Luís Moreno música portuguesa. Temas como "So Long", "I'm Sick" e "Planet" ocuparam os primeiros lugares do top "Quinta dos Portugueses" do programa "Ocidental Praia" da Rádio Renascença. 

Em 1987 concorrem ao Concurso do RRV mas não vencem a eliminatória.

O primeiro contrato surgiu em 1988 com a Edisom. Nesse ano sai o primeiro álbum, "Doutores & Engenheiros", que foi produzido por Manuel Cardoso. O tema com mais destaque foi "Estou na Margem". Outros temas deste disco são "Diana", "História" e "Sonhos". O disco vendeu cerca de 4 mil exemplares.

Em 1988 dão mais de trinta concertos. Em Julho de 1989 foi editado o álbum "Lavagem de Estrada", desta vez com produção de Luís Moreno. 

O grupo acabaria por terminar em 1990.

DISCOGRAFIA
Doutores & Engenheiros (LP, Edisom, 1988)
Lavagem de Estrada (LP, Edisom, 1989)

NO RASTO DE...
Luís Moreno tornou-se músico free lancer tendo acompanhado nomes como Adelaide Ferreira, Mafalda Veiga, Marco Paulo, Nucha, Paulo Gonzo, entre outros. Participou activamente nas duas colectâneas "Guitarristas" e lançou um disco a solo. Dá aulas e colaborou com a revista Prómusica e com o suplemento Blitz Pro.

António Carlos Santos Alves foi baterista do grupo.

Notícia retirada daqui