Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Francis


Manuel Jorge Francis Nunes nasceu em Lisboa no ano de 1955. Começou a tocar guitarra com 12 anos de idade e estudou guitarra clássica entre 1978 e 1981.

Chegou a tocar com António Variações e no grupo Outra Banda, grupo de baile onde também tocaram Kalu e Tim. Depois esteve, entre Fevereiro de 1981 e Maio de 1983, numa das primeiras formações dos Xutos & Pontapés. De Setembro de 1983 até ao verão de 1984 fez parte dos UHF.

Depois tocou com músicos de Blues. Destaca-se também a sua participação no tema "Sete Mares" dos Sétima Legião.

O seu primeiro álbum a solo, "Stilleto", foi editado em Março de 1986 pela EMI. Neste disco colaboraram músicos como Jorge Palma, Tó Pinheiro da Silva, Nanã Sousa Dias, Guilherme Inês e Zé Nabo. Nos coros apareciam Formiga e Isabel Campelo. O disco incluía os temas "Strings", "México", "Horizontes", "Eu Não Quero Ir", "Saudação Ao Sol", "Casa De Campo", "Aos Pontapés", "Nuvens", "De Noite (Vermelho Púrpura)", "Velhos Por Entre a Luz" e "Stilleto (Up Yours)".

Temas como "Aos Pontapés", "México" e "Horizontes Húmidos" obtém grande sucesso nos programas "Ocidental Praia" e "Luso Clube".

Colabora com Jorge Palma no álbum "Bairro do Amor".

Em 1989 foi editado novo álbum, "Rota dos Ventos", que contou com a participação de músicos como Ricardo Camacho, Emanuel Ramalho e Zé Nabo. Francis considerava que este era um álbum mais agressivo do que o anterior. Incluía temas como "Amarumar" e "Suite".

Em 1990 co-produziu com Ricardo Camacho o disco "Ecos de Outono" dos Diva. Formou também os Ravel com quem gravou o disco "Quimera". Abandonou o grupo pouco tempo depois já não participando no segundo disco do grupo.

DISCOGRAFIA
Stilleto (LP, EMI, 1986)
Rota dos Ventos (LP, EMI, 1989)

Informação retirada daqui

Nenhum comentário: