Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Go Graal Blues Band


A Go Graal Blues Band forma-se em 1975, como grupo que se dedicava a tocar e cantar Blues. Após várias atribulações a formação estabiliza com Paulo Gonzo (voz e harmónica), João Allain (guitarra solo), Raúl Barrigas dos Anjos (bateria), Augusto Mayer (harmónica), António Ferro (baixo), João Esteves (guitarra) e José Carlos Cordeiro (voz principal).

A empresa discográfica Imavox firma contrato com o grupo e edita o LP "Go Graal Blues Band", em 1979.

Neste trabalho o grupo assume, totalmente, uma postura dedicada aos Blues eléctricos, em temas como "Baby, I Wanna...", "The Fault Is Her Own" e "The Last One". Também há lugar para as baladas, tais como "Leonor's" ou " For Ma Babe... Gonzo Pleasure".

O disco contém um pequeno texto onde Jaime Fernandes, produtor e conhecido radialista se debruça sobre a carreira do grupo e afirma que se trata do grupo mais "teimoso" que já conheceu. GGBB - 1980

A Go Graal é dos grupos que dá mais concertos, sobretudo para estudantes.

Apesar de cantar em inglês, consegue bastante sucesso e passa, quase incólume o "boom" do Rock Português, sem necessitar de mudar de linguagem.

Em 1980 lança o single "They Send Me Away", com um som mais Rock, bastante próximo de uns Dr. Feelgood.

Tó Andrade entra para a banda e, com produção de Luís Filipe Barros, sai o single "Lay Down" que atinge o primeiro lugar no Top do programa "Rock Em Stock", apresentado pelo mesmo Barros. Coincidências... 

Em 1982 sai um novo LP "White Traficc". Da formação original só já restam Gonzo e Allain. O baixo é de Fernando Delaere e a bateria de Hippo Birdie. A evolução musical do grupo é bem notória e a sua caminhada rumo ao sucesso (não tanto de vendas de discos, mas sim de espectáculos), também.

Deste disco fazem parte temas como "N'Roll", "Lonely", "Guetto Drunk" e o verdadeiro momento em que se juntam todos os amigos da banda para cantarem em coro no tema "Hot River" (fazem parte do coro João David Nunes, Frodo, Fernando Quinas e João Magalhães).

Divergências internas quanto à autoria dos temas levam à saída de Delaere e Birdie (que vão para a "trupe" de Garcez - Os Roxigénio) e novos membros são recrutados: Mário Pereira (ou Márito), natural de Vale de Espinho (Sabugal), ex-elemento do grupo Spartaks, da Guarda; entra para a bateria e Henrique Leite vai para o baixo. É editado o Mini-LP "Blackmail" onde se encontram temas de Blues/Rock fabulosos como "Champagne All Night", "Love Fashion" ou "Midnight Killer". Nunca a Go Graal Blues Band soou tão pesada como nesta fase. 

Em 1984 é editado um Máxi-Single com os temas "Dirty Brown City", "Fast Flirt" e "Wild Beat Blues"..

Nova mudança na formação com a reentrada de Tó Andrade para o baixo e a edição do definitivo álbum "So Down Train", com uma sonoridade mais amadurecida e publicação das letras das canções no "encarte" do LP. Saído em 1987, longe do sucesso de outras épocas, o último disco da Go Graal traz-nos temas como "They Don't Give A Damn", "A Little Bit" ou "City Lights".

O fracasso leva à extinção de um dos grupos mais marcantes da música Blues/ Rock em Portugal. Paulo Gonzo lança-se numa carreira a solo que teria o seu apogeu em 1997 com o CD "Quase Tudo".

ARISTIDES DUARTE / NOVA GUARDA
Depois da saída de Paulo Gonzo, o vocalista passou a ser João Melo (ex-Pizo Lizo). A formação incluía João Allain, Tó Andrade, Leonel Cardoso (sax  e teclas) e Hippo. Mário Correia passou a acompanhar Paulo Gonzo a solo. O grupo acabaria pouco depois.

DISCOGRAFIA
Go Graal Blues Band (LP, Imavox, 1979)
White Traffic (LP, Vadeca, 1982)
Black Mail (Mini-LP, Vadeca, 1983)
Colectânea (Compilação, Vadeca,1983)
So Down Train (LP, Schiu!/Transmédia,1987)

SINGLES
They Send Me Away/Outside (Single, Imavox, 1980)
Touch Me Now/Lay Down (Single, RCS, 1981)
Lonely/N'Roll (Single, Vadeca, 1983)
Casablanca/Wild Beat Blues (Single, Vadeca, 1983)
Dirty Brown City (Máxi, Vadeca, 1984)
Smell/Walking (Single, Transmédia, 1987)

NO RASTO DE...
Alberto Ferreira Paulo (Paulo Gonzo) tem o curso superior de Belas Artes, tendo trabalhado,  durante 9 anos e meio, no Jornal Expresso. Lançou o primeiro single a solo, "So Do I", em 1985. Em 1992 começou a cantar em português com o álbum "Pedras da Calçada".

João Allain participou em alguns discos de Paulo Gonzo.

Tó Andrade fez parte dos Vasco da Gama.

Paleka tocou com Rui Veloso.

João Melo tocou com os Pizzo Lizo, IBM, Match Marvel (em Londres) e A Fúria do Açúcar.

A No Secrets Blues Band, com os músicos da primeira formação da Go Graal (Allain e José Carlos Cordeiro mais Zé Manuel, Cabé e Josso) editaram um CD patrocinado que se chamava “Moods”.

Informação retirada daqui 

Nenhum comentário: