Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2016

Grupos Musicais dos Anos 80 - Ópera Nova

Grupo de Cascais formado em 1980. Os elementos do grupo eram Luís Beethoven (voz), Pedro Veiga (teclas) e Manuel Andrade Rodrigues (teclas). 

O mentor do primeiro single foi Pedro Veiga, que tirou a ideia do tema "Sonhos" a partir de um disco de Donna Summer. Como era muito técnico e inteligente em matemática e em programar computadores, fez várias junções entre sequenciadores e sintetizadores monofónicos que utilizavam na altura e em estúdio puderam usar material polifónico emprestado.

Manuel Rodrigues participou em algumas horas de estúdio (colocou dois  acordes com som de piano num teclado caseiro) e na sessão de fotos mas saiu do grupo ainda antes da edição do disco de estreia.

Já com o disco gravado, entra Braunyno da Fonseca, nome que fora sugerido ao grupo por Nuno Canavarro (Street Kids).

Assim, em 1983 é editado o single "Sonhos" com produção de Carlos Maria Trindade (Heróis do Mar). A edição em máxi-single incluía a versão longa de "Sonhos" no lado A e os temas "Luar" e "Palavras" no lado B. Venderam mais de 10.000 discos.

O grupo torna-se um duo, com Veiga e Braunyno, após a saída de Beethoven. Passam a utilizar alguns instrumentos acústicos. João Marques (trompete) e Renato Júnior (saxofone) foram alguns dos músicos que participaram em ensaios do grupo.

Editaram um novo single, em 1984, com os temas "México" e "Western".  O disco, produzido e gravado em 12 horas no Angel Studio, nos dias 22 e 27 de Dezembro de 1983, incluía várias referências da cultura musical, desde Kid Creole até New Order.

O grupo terminaria pouco tempo depois.

DISCOGRAFIA
Sonhos/Luar (Single, Polygram, 1983)
Sonhos (Máxi, Polygram, 1983)
México/Western (Single, Polygram, 1984)

NO RASTO DE...
Beethoven e Veiga formaram os F.A.S. que participaram no 1º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous (1984).

Luis Beethoven é DJ. Colaborou com Carlos Maria Trindade no projecto No Data (2006).

Braunyno tinha formado anteriormente os Amor de Perdição (grupo que tinha uma direcção de música na linha dos Adam and The Ants). Mais tarde criou os Alfa Morreu que contaram com a colaboração do cantor (e artista gráfico) Paulo Scavullo (ex-Telavive).

O trompetista João Marques chegou a colaborar com os Sitiados. Mais tarde formou os Meninos d'Avó.

Renato Júnior colaborou com os Barbarela/Santa Luzia. Depois chegou a tocar com os UHF. Trocou o saxofone pelas teclas e mais recentemente produziu discos de Susana Félix e João Pedro País, entre outros. Foi o compositor da música do Euro 2004.

Biografia retirada daqui

Nenhum comentário: