Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2021

5 coisas que não sabe sobre o filme "Tubarão"

Falamos sobre um filme que muitos apontam como o causador de alguns traumas no que diz respeito a aventuras no mar.

Supostamente iria demorar 65 dias a gravar, mas foram necessários 159!

Foi em 1975 que "Jaws", ou "Tubarão" na versão portuguesa, estreou nos Estados Unidos. A Portugal o filme só chegou dois anos depois. Agarre-se bem, vai ficar a saber 5 factos que poderá não saber sobre o filme.

1 | Inicialmente, acharam que o ideal seria treinar um tubarão real. Cedo perceberam que seria impossível. A alternativa passou por mandar fazer três tubarões gigantes (um deles até se chamava Bruce, nome do advogado de Spielberg). Cada um destes tubarões a fingir custou 250 mil dólares.?

2 | Antes das filmagens, Steven Spielberg convidou alguns amigos para verem o tubarão (naquela altura não havia efeitos especiais). Martin Scorcese e George Lucas aceitaram. Lucas até fez mais do que isso: colocou a cabeça na boca do falso tubarão e Spielberg não desperdiçou a oportunidade de fazer uma partida ao amigo, agarrou-se aos comandos e fez a boca fechar! Consta que o problema foi abri-la depois...

3 | O primeiro ataque do tubarão foi de facto assustador. Para ser o mais real possível, ataram uma corda à cintura da actriz Susan Backlinie para dessa forma ser possível arrastá-la sem direção. Ora, o realizador não a avisou que iria começar a gravar, então os primeiros segundos são mesmo de medo real dado o susto que apanhou.

4 | Quando o compositor John Williams mostrou a música a Spielberg, usou apenas dois dedos no piano. Inicialmente, não conseguiu encantar o realizador, que até pensou que Williams estava a brincar. Depois tocou novamente e acabou por encantar Spielberg. Muitos acham que a banda sonora é responsável pela metade do sucesso do filme. 

5 |  Lembra-se da "fala" mais conhecida do filme, "you're gonna need a bigger boat,”? A verdade é que não estava no guião, é fruto de um momento de improvisação do actor Roy Scheider. Estamos eternamente gratos?

Nenhum comentário: