Páginas

sábado, 30 de abril de 2022

Natalie Portman



Surgiu com 12 anos pela primeira vez no grande ecrã e desde aí pareceu ser uma presença constante. Imortalizou-se ao interpretar a princesa Amidala de Star Wars, mas ganhou um lugar no coração dos cinéfilos por ter sabido gerir a sua carreira como poucas. Afinal não é qualquer actriz que rejeita inúmeros papeis para procurar ser mais do que uma simples cara bonita...

Natalie Hershlag, conhecida no mundo do cinema por Natalie Portman, é israelita de nascença. Nasceu a 9 de Junho de 1981 em Jerusalém apesar de ter vindo ainda muito nova viver para Washington com os pais. Acabou por não ficar muito tempo na capital do seu novo país e acabaria por estabelecer-se definitivamente em Nova Iorque onde viveria até terminar o liceu.
Aos 11 anos estreou-se como modelo infantil e não faltou muito até dar os primeiros passos no cinema naquela que pode ter sido uma das estreias mais aclamadas dos anos 90 para uma jovem actriz.
Em León, um filme de Luc Besson com Jean Reno e Gary Oldman, a jovem de 12 anos trabalha de forma portentosa conseguindo um dos grandes desempenhos secundários do ano. Ninguém diria que era o seu primeiro papel profissional.


Depois do seu desempenho como jovem "lolita", Natalie Portman surgiu noutro dos grandes títulos de 1995, Heat ao lado de Robert de Niro e Al Pacino. No mesmo ano faria Developing.
1996 seria um bom ano para Natalie Portman que entraria em três dos melhores filmes do ano. O primeiro foi Beautiful Girls, o segundo seria a paródia de Tim Burton Mars Attack e acabaria o ano em beleza ao ser uma das actrizes de Woody Allen no espantoso Everybody Says That I Love You.
A partir daí a sua carreira afrouchou, mas com razões para isso. Natalie Portman corre o risco de ser uma das actrizes mais conscienciosas de Hollywood (é dela a frase "prefiro ser inteligente a ser uma estrela de cinema") e a jovem decidiu abandonar a interpretação para se concentrar no seu curso universitário de Psicologia em Harvard. Portman decidiu colocar um stop na carreira, deixando apenas o Verão para surgir em filmes.


Por tudo isso em 1998 acabaria por rejeitar o papel que acabaria por ser de Scarlett Johansson, no filme The Horse Whisperer. Em vez disso passou o Verão a fazer teatro na Broadway, primeiro em The Seagull e depois em The Diary of Anne Frank. 
Aliás Natalie Portman tornou-se especilista em recusar papeis para os quais não se sentia preparada. Foi assim em Anywhere But Here - filme que acabou por fazer, apesar de inicialmente ter recusado devido às cenas de nudez que o argumento incluía - como também sucedeu com Romeo+Juliet, The Ice Storm e também o de Lolita. 


Em 1999 o convite para fazer de princesa Amidala na segunda trilogia de Star Wars acabou por ser bom demais para recusar e Natalie Portman disse que sim a George Lucas, assinando quase um contracto de exclusividade até ao final do seu curso, que terminou no passado ano. 
E de facto tirando os dois primeiros filmes da saga, Natalie Portman fez apenas 2 filmes até ao passado ano. Foram eles Anywhere But Here e ainda Where the Hearth Is, todos eles rodados no Verão pois claro.
Com o curso de psicologia no bolso - ela que diz que o cinema não é indispensável para sobreviver - a sua carreira voltou a dar um salto em 2003. Nesse ano entrou na grande aposta da Miramax, Cold Mountain, e começou a rodar uma serie de filmes que acabariam por estrear este ano como Closer, True e Garden State.


Para o futuro Natalie Portman promete mais acção no grande ecrã  Voltará ao papel de Amidala no último (será?) filme de Star Wars - ela que nunca tinha visto a trilogia original - e será uma das estrelas de filmes como The Smoker e Paris, je t´aime.
Natalie Portman pode muito bem ser apelida de "A Profissional". Não só atingiu o estrelato num filme com um titulo em tudo semelhante como ainda mostrou saber gerir a carreira como poucas actrizes. Recusa comédias de adolescentes ou filmes excessivamente violentos. Nunca se despiu no ecrãn e promete que não o irá fazer. É uma mulher de convicções e luta por ela. É também corajosa ao ponto de recusar vários papeis em troca de um curso superior, algo que poderia ter destruído a sua carreira mas que no final só a valorizam ainda mais. Uma verdadeira senhora!

Nenhum comentário: