António Manuel Dias Pequerrucho é o verdadeiro nome de António Mourão que viu a luz do dia, na vila do Montijo, a 3 de Junho de 1936. Foi dos poucos fadistas que trouxe para o fado, além de uma voz de belo timbre e extensão, um estilo sóbrio mas original de um dramatismo que, no início, era quase soluçante mas que, a pouco e pouco, devido à maturidade adquirida, se tornou versátil, ao ponto de estar tão à vontade no fado-canção como no folclore, ou até nas músicas inspiradas, mas profundas, de Alain Oulman e muito seguro, bom intérprete da poesia de Ary dos Santos, de Fernando Pessoa ou António Aleixo.
Estreou-se na "Parreirinha de Alfama", mas passado pouco tempo, ao aceitar um convite para integrar, como atração nacional, o elenco da revista "E Viva o Velho", em 1965, no Teatro Maria Vitória, teve a rara oportunidade de cantar um fado de Eduardo Damas e Manuel Paião, que foi dos maiores sucessos que alguma vez saiu do Parque Mayer e é hoje um dos clássicos da música portuguesa, o sempre lembrado «Ó Tempo Volta para Trás». O sucesso foi tão grande que o público se deslocava propositadamente ao teatro para escutar este número na voz do seu criador que, entretanto, se situava já no primeiro lugar de vendas de discos no País.
Dotado de uma excelente presença em cena, António Mourão foi várias vezes convidado como atração do teatro de revista, onde deixou bem marcadas as suas intervenções que sempre se traduziram em sucessos. Detentor de vários troféus e prémios de imprensa e da crítica, António Mourão, além dos espetáculos no continente é, ainda hoje, um incansável viajante, a convite das comunidades portuguesas
repartidas pelos quatro cantos do mundo.
DISCOGRAFIA:
1968 - E Sempre Sucesso (LP, Decca).
1969 - Os Últimos Êxitos de António Mourão (LP, Decca).
1970 - Folclore das Provincias (LP, Decca).
1971 - Meu Amor. Meu Amor (LP, Decca).
1972 - Folclore (LP, Decca).
1973 - Se Quiseres Ouvir Cantar (LP, Decca).
1974 - Fado e Folclore (LP, Decca).
1975 - Pregão de Liberdade (LP, Decca).
1976 - Cantigas Que a Gente Gosta (LP, Decca).
1977 - Fado e Folclore 2 (LP, Decca).
1978 - Canta o Amor (LP, Decca); O Nosso Folclore (LP, Decca).
1980 - Canto e Recanto (LP, Decca).
1987 - Sucessos Populares (LP, Polydor).
1992 - Temas de Ouro da Música Portuguesa (CD, Polydor).
1994 - O Melhor dos Melhores(CD, Movieplay).

Nenhum comentário:
Postar um comentário