Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Barclay James Harvest



NOME: Barclay James Harvest
ANO DE FORMAÇÃO: 1966
ORIGEM: Oldham - Inglaterra
ÊXITOS: Early Morning; Mockingbird; Paper Wings; For No One; Child of The Universe; Titles; Victims of Circumstances


A história dos Barclay James Harvest começa em 1966 em Oldham, Inglaterra, quando John Lees (guitarra e voz) e Stuart 'Wooly' Wolstenholme (teclas e voz) se conhecem e decidem formar uma banda, os Blues Keepers. Mais tarde, juntamente com Mel Pritchard (bateria) e Les Holroyd (baixo), o coletivo funda os Wickeds, que em 1967 passam finalmente a Barclay James Harvest. 

Embalados pelas sonoridades de uma época em que a música 'psicadélica' triunfava e que o que o rock progressivo começava a dar os primeiros passos, a banda grava as suas primeiras canções e assina o primeiro contrato discográfico, em 1968, e estreia-se com o single Early Morning. 

Em 1970 os BJH lançam finalmente o primeiro álbum. No ano seguinte, novo disco, Once Again, de onde sai um dos primeiros êxitos da banda, Mockingbird. 

Após 'Short Stories' em 1971 e 'Baby James Harvest' em 1972, o grupo muda de editora e grava o álbum Everyone Is Everybody Else, um disco mais forte, como comprovam as músicas Paper Wings e For No One. Com os discos seguintes, os Barclay James Harvest continuam a marcar pontos, principalmente com o álbum Gone to Earth de 1977. 

Apesar do clima favorável em redor do grupo, Wolstenholme deixa os BJH em 1979, enveredando por uma carreira a solo. Para o seu lugar entram, não um, mas dois novos membros, Kevin McAlea (cantor, teclista e saxofonista) e Colin Browne (cantor, guitarrista e teclista). 

Em 1979 é editado Eyes of the Universe, que apesar da fraca receção em Inglaterra, é bem acolhido um pouco por toda a Europa, nomeadamente na Alemanha, onde a banda dá um concerto ao ar livre para cerca de 200 mil pessoas em Berlim. Da gravação desse espetáculo surge o álbum 'Concert for the People', editado em 1982, que se torna o seu disco mais vendido de sempre em Inglaterra, chegando ao 15º lugar do top de vendas do seu país. 

Embora os discos seguintes já não consigam o mesmo sucesso, os Barclay James Harvest nunca deixaram de editar novos álbuns, nem de se reunirem em concerto, como ficou provado no dia 13 de novembro de 2010, subiram ao palco da Aula Magna em Lisboa, com a m80, e tocaram para uma plateia de fans muito entusiasmados.

Nenhum comentário: