Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cantoras dos Anos 80 - Cyndi Lauper



Apareceu a meio dos anos 80 e deu nas vistas! Cabelo às cores a cantar aos quatro ventos, num tom de muitas oitavas, 'Girls Just Want To Have Fun'. Com a MTV a dar os primeiros passos, onde Cyndi Lauper passava insistentemente, transformou-se numa das estrelas mais reconhecidas, até hoje, nos anos 80. 

Nasceu no bairro de Queens, em Nova Iorque e desde os 12 anos que toca viola. Abandonou cedo o Liceu, trocando-o por aulas de canto, em 1977. Foi ainda neste ano que se aventurou na composição a solo, com a ajuda de John Turi, com quem formou o grupo 'Blue Angel'. Chegaram a gravar um álbum mas, como as vendas não foram as melhores, a primeira aventura de Cyndi Lauper ficou por aqui. 

Não desistiu, e continuou a cantar nos clubes noturnos da Big Apple até ao dia em que, em 1983, David Wolff, o seu namorado na altura, consegue um contrato com uma editora. O primeiro álbum é lançado logo neste ano: 'She's So Unusual'. 'Girls Just Wanna Have Fun', 'Time After Time' e 'All Through the Night' conquistaram rapidamente excelentes posições nos Top's Mundiais e valeu-lhe o Grammy de Melhor Revelação. 

Três anos depois, o álbum 'True Colors' com a música que deu nome ao disco chegou ao 4º lugar da tabela americana. Três anos depois, Cyndi reaparece com 'A Night to Remember', que já não teve o mesmo êxito dos discos anteriores. 

Este início da década trouxe consigo outras mudanças na vida de Cyndi Lauper. Terminou a relação com David Wolff e, mais tarde, casou-se com o ator David Thornton de quem teve um filho, Declyn Wallace. Uma curiosidade: já grávida, correu os Estados Unidos como convidada de Tina Turner. 

Por tradição ou mera coincidência, de novo três anos depois, mais um disco: 'Hat Full of Stars' que mais uma vez não conseguiu superar o êxito dos álbuns anteriores. O mesmo tem acontecido com os discos que continua a editar. O mais recente, 'The Body Acoustic', reúne os maiores êxitos da sua carreira. E se na música nem tudo era como desejava, o mesmo já não se pode dizer da sua prestação no teatro, cinema e televisão. Em 1994, foi a convidada da sitcom 'Mad About You', uma das comédias de maior sucesso nos Estados Unidos, pela qual chegou a ser nomeada para um Emmy. 

Foi também muito bem recebida pelo público e pela crítica, com a sua participação n' 'A Ópera dos três Vinténs', apresentada na Broadway, onde Cyndi Lauper fazia o papel de uma prostituta.

Nenhum comentário: