Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Cantoras dos Anos 80 - Sabrina




Mais do que uma cantora, uma autêntica sex-symbol dos anos 80! 
A sua carreira começou cedo, em Itália. Com 15 anos, ganhou um concurso de beleza (apesar do ligeiro estrabismo) e, de imediato, apareceram os primeiros trabalhos como modelo. Um ano mais tarde, em 1985, editou o seu primeiro single 'Sexy Girl', música que ficou entre as 20 mais do Top de vendas italiano. 

O primeiro álbum 'a sério' chegou dois anos depois: 'Sabrina', disco de onde saiu o primeiro grande êxito de Sabrina 'Boys (Summertime Love)'. Foi em pouco tempo que disparou para os primeiros cinco lugares das tabelas internacionais e que vendeu mais de um milhão e meio de cópias em todo o mundo. Ainda deste álbum, 'Hot Girls' chegou aos primeiros dez lugares dos Top's europeus. Ainda por conta dos primeiros singles recebeu, em 1988, o prémio de 'Melhor Cantora Europeia'. 

Imparável, editou mais um disco ainda antes do final de 1988, 'Super Sabrina'. É nesta altura, que Giorgio Moroder entra em cena com a produção dos vídeos das músicas 'Mi Chico Latino' e 'Like a Yo-Yo' transformam Sabrina numa verdadeira sex-symbol. 

Passou da música ao cinema logo no ano seguinte. Sabrina atriz em 'Fratelli d'Italia' e, em 1990, passou a integrar a equipa do programa da manhã da Rai 2 com outra cantora italiana, Raffaella Carrá. 

1991 foi um ano de viragem na carreira de Sabrina. Pela primeira vez cantou em italiano, em dueto com Jo Squillo, no Festival de Música de San Remo. Foi ainda neste mesmo ano, que lançou o seu terceiro disco, 'Over the Pop', onde, pela primeira vez, participou na composição e na produção das músicas. Sabrina criou a sua editora e, foram quatro os anos de impasse na sua carreira musical. Chegou a gravar mais um álbum, todo em italiano e no seu próprio estúdio, mas, embora a critica tenha sido positiva, as vendas foram um fracasso. 

Desiludida, virou a sua atenção para outros projetos: estreou-se no teatro, em 1996, com a comédia 'I cavalieri della Tavola Rotonda' e, dois anos depois, apresentou um concurso de televisão: 'Il mercante'. Aos 36 anos, Sabrina fez uma pequena pausa na carreira para ser mãe. Luca, o filho, nasceu em abril de 2004. Tem um site oficial: http://www.sabrinasalerno.com.



Nenhum comentário: