Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cantores dos Anos 80 - Eddy Grant

NOME: Edmond Montague Grant - Eddy Grant
DATA DE NASCIMENTO: 05-03-1948
ORIGEM: Plaisance, Guiana
ÊXITOS: 'Baby Come back'; 'Electric Avenue'; 'I Don't Wanna dance'; 'Gimme Hope Joanna'




Utilizou abertamente a sua música para contestar o apartheid e outras injustiças politicas e sociais da altura. 'Gimme Hope Jo'anna' é um dos bons exemplos. Eddy Grant é reconhecido como um dedicado promotor da cultura e dos direitos da comunidade negra. Toca todos os instrumentos e fez todas as vozes que ouvimos nas suas canções. 
Nasceu nas Caraíbas, na Guiana, em 1948. Os pais mudaram-se para Londres quando Eddy era pré-adolescente, depois da Segunda Grande Guerra, no final dos anos 50. Cresceu ao som do rock'n roll de Chuck Berry e acompanhou o nascimento da música pop. Nos anos 70, juntou o que ouviu às suas origens étnicas e criou os 'The Equals'. Durante um ano e meio, conseguiram levar ao Top 10 da tabela de vendas britânica, três músicas... 'Baby Come Back' é uma delas. 

Com uma vida acelerada e debaixo de muita pressão, Eddy Grant, apenas com 21 anos, teve um ataque cardíaco, que o obrigou a parar e a refletir sobre o ritmo de trabalho que tinha. Deixou os 'The Equals' e abriu o seu próprio estúdio, onde passou a gravar e a produzir os seus discos e a música de novos artistas a quem estava sempre atento. 

Comercialmente, a segunda metade dos anos 80 foi a fase de maior sucesso de Eddy Grant. Em menos de quatro anos viveu intensamente o êxito internacional de músicas como 'Electric Avenue', 'I Don't Wanna Dance' e 'Gimme Hope Joanna'. Foi também esta a altura em que criou a sua própria editora discográfica, a 'Ice Records' que administra até hoje. 

Já há muito tempo que se mudou, com a mulher Anne, com quem está casado há mais de 30 anos e de quem tem quatro filhos, para os Barbados, onde construiu um Complexo de Estúdios, 'Blue Wave' de grandes dimensões. Enquanto seus clientes, já passaram por lá Mick Jagger, Sting e Elvis Costello.

Nenhum comentário: