Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Armando Gama

Autor, compositor e intérprete, Armando António Capelo Dinis da Gama, artisticamente conhecido como Armando Gama, nasceu a 1 de Abril de 1954, em Luanda. Aos cinco anos tocava harmónica para a família, aos sete estudou acordeão e aos 14 aprendeu viola e fez a sua primeira composição. Em 1970, Armando Gama formou o seu primeiro conjunto, enquanto estudava piano e solfejo na Academia de Música, de Luanda. No ano seguinte, integrado no duo Marinho e Gama, gravou o primeiro disco com duas músicas de sua autoria. Em 1974, Armando Gama abandonou Angola e em Lisboa contacta imediatamente músicos de todos os géneros e também editoras discográficas. 

Os seus esforços têm resultados e em 1976, o artista formou os Tantra, com Manuel Cardoso, que gravaram um single e um LP para a Valentim de Carvalho. Dois anos depois, em 1978, formou o Duo Sarabanda, com Chris Kopke, participando no Festival da RTP de 1980 com a canção «Made in Portugal». Na década de 80, Armando Gama manteve grande atividade como arranjador e produtor, trabalhando com nomes como Dina, Mário Mata, Dino Meira, Doce, Herman José, Trio Odemira e Nicolau Breyner, cantou para as séries de televisão «Bana e Flapi» e «Sport Billy», formou os Canone, com quem gravou «Miúda Funky» e editou o primeiro álbum a solo, "Quase Tudo", em 1982, para a Rádio Triunfo. Deste álbum saiu a canção «Esta Balada Que Te Dou» que venceu em 1983 o XX Festival RTP da Canção que se realizou no Porto. A canção, segundo o seu autor, foi editada em 17 países da Europa, foi classificada no top da Bélgica e vendeu mais de 80 mil cópias em Portugal. Antes, em 1981, editara o álbum "Export" (com os Sarabanda), com as colaborações, entre outros, de Zé Nabo, Ramón Gallarza, Mike Sergeant, Rui Veloso, Diria, Paulo de Carvalho, Guilherme Inês e Rui Cardoso. 

O álbum inclui «Baby, Eu Já Não Danço o Rock 'N' Roll Contigo», «A Cidade nos Teus Olhos», «Singing My Song», «Get Away», «Sonho Parado», «E É», «You Make Me Feel (So Right)», «Pocket Full», «See Her Dancing» e «Coisas Simples». Tozé Brito produziu "Coisas Simples". «You Make Me Feel» foi concebido e cantado a pensar em John Lennon, assassinado um ano antes. «Toda a nossa geração lhe deve qualquer coisa. Nós, a Lena, a Tucha, a Dina e o Mike devíamos-lhe o amor com que aqui lhe cantámos», escreve-se no disco. Com sua mulher Valentina, ex-locutora da RTP, forma um duo, percorrendo o circuito da chamada «música pimba». 

DISCOGRAFIA: 

1976 - Tantra (LP, Valentim de Carvalho)

1978 - Duo Sarabanda (LP, Valentirn de Carvalho)

1981 - Export (LP, PolyGram); Canone (LP, Valentim de Carvalho)

1982 - Quase Tudo (LP, Rádio Triunfo)

1993 - Portugal Amor e Mar (com Valentina) (CD, Discossete)

Nenhum comentário: