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terça-feira, 17 de maio de 2022

Joan Crawford


De temperamento facilmente irritável, capaz do melhor e do pior, rival eterna de Bettie Davis, a carreira de Joan Crawford teve tanto de polémica como de cinema. Acusada de ir para os castings com os produtores e realizadores vestida com um casaco e nada mais por baixo, de ter tido uma rápida mas fulgurante carreira na indústria porno underground, Joan Crawford está longe de ser uma estrela consensual. Mas é uma actriz de altissimo nivel. Começou a sua carreira na época do mudo e foi das poucas actrizes que conseguiu sobreviver ao dificil teste do "sonoro". 

Em Grand Hotel faz parte de um elenco de estrelas, mas uma guerra com a vedeta Garbo quase faz com que seja substituida. Como vingança, toca bem alto os discos de Dietrich no seu camarim para Garbo ouvir. Passa os anos 30 em pequenos papeis e tenta ser - como toda a gente - Scarlett O´Hara, mas sem sucesso. Em 1945 arranca uma performance explosiva em Mildried Pierce e vence o óscar. Nessa altura já existia uma rivalidade quase mortal com Bettie Davis. 

Em 1950, quando Davis estava nomeada pelo seu papel em All About Eve, era a Joan Crawford que cabia receber a estatueta por qualquer uma das quatro outras nomeadas ausentes, se Davis não ganhasse. Foi o que aconteceu e em palco o sorriso de Crawford era triunfal. Antes disso já tinha falhado o segundo óscar em 1947 pelo seu papel em Possessed. Sudden Fear é a sua terceira nomeação mas é como Vienna no inesquecivel Johnny Guittar que o seu nome ganha contornos de verdadeira estrela. 

 Em 1962 as duas eternas rivais, Davis e Crawford, dividem o ecrãn no inesquecivel Whatever Happened to Babby Jane. Com ambas as actrizes a tentarem constantemente superar-se, o filme é um marco histórico e uma verdadeira reliquia. Será também o último grande papel de Crawford que passa o resto da sua carreira despercebida, antes de falecer em 1977, vitima de cancro.

Robert de Niro


Se Wayne se tornou o rei do western, é dificil não olhar para Robert de Niro como o actor que melhor soube encarnar o espirito da máfia, essa organização criminal tão cinematográfica. Apesar de já ter mostrado o seu valor noutros papeis, é sempre a essa imagem de durão sem piedade que associamos de Niro. 

Lançada por Scorsese - de quem será actor fetiche durante mais de vinte anos - em Mean Streats, é consagrado no ano seguinte ao viver Vitto Corleone, a mesma personagem que Brando criara de forma única dois anos antes, em The Godfather II. Apesar de só falar italiano durante o filme, recebeu o óscar de melhor actor secundário à primeira tentativa. 

Dois anos depois e nova nomeação pelo seu desempenho explosivo como Travis Bickle em Taxi Driver. O seu ecletismo começa a evidenciar-se nesse mesmo ano ao trabalhar com Gerard Depardieu no épico de Bertolucci, 1900. Volta a Scorsese para fazer New York, New York e trabalha com outro movie-brat, Michael Cimino, em The Deer Hunter. 

Passa depois dois anos a preparar-se para encarnar o complexo Jack La Motta e dá um dos mais fortes desempenhos de sempre em Raging Bull. O óscar surge com naturalidade fazendo do jovem de Brooklyn o mais bem sucedido actor da sua geração (a mesma de Nicholson, Pacino e Hoffman é preciso não esquecer). Continua fiel a Scorsese e entra no flop que acaba por ser The King of Comedy onde contracena com Jerry Lewis e volta ao cinema europeu para fazer The Mission. Pelo meio tinha ficado Once Upon a Time In America de Leone. 

Foi um inesqucivel Al Capone em The Untouchables e a fechar os anos 80 filma Goodfellas e Awekenings. Pelo primeiro consagrar-se-á definitivamente como actor de filmes sobre a Máfia. Com o segundo ganha a sua sexta nomeação ao óscar. Nomeação que repete no ano seguinte ao revisitar o papel já vivido por Robert Mitchum em Cape Fear. 

A partir daí a sua carreira acalma. Volta a brilhar com Scorsese em Casino já em 1995 e trabalha com Tarantino em Jackie Brown. Pelo meio ficam Wag the Dog e Heat. Com uma filmografia impar, de Niro começa a satirizar-se e entra no universo da comédia, primeiro com Billy Cristal e depois com Ben Stiller. Prepara-se agora para dirigir o seu terceiro filme, The Good Shepard.

Shannon Elisabeth



Não saiu de dentro de uma tarte mas foi como se tivesse saído. Quando surgiu pela primeira vez junto do grande público no sucesso de American Pie foi como se o mundo tivesse dado voltas sucessivas sobre si mesmo em estado de delírio  Consagrou-se como uma das sex-godesses do cinema juvenil norte-americano e a pergunta fica. Até onde pode ir?

Tornou-se conhecida por representar uma beldade vinda da República Checa, mas na verdade Shannon Elizabeth Fadal (e não Elizabeth Shannon como muitos pensam) nasceu em Houston, Texas, tendo ainda origem, não europeia, mas asiática. Os pais têm sangue sírio nas veias e de facto a tonalidade da sua pele, num tom quase torrado, espelha bem essa origem genealógica.

Shannon Elizabeth nasceu a 7 de Setembro de 1973, e logo depois do nascimento os pais mudaram-se de Houston para Waco no estado do Texas. Foi aí onde a jovem cresceu. Apesar de ter tido aulas de ballet e de representação, o amor de Shannon era o desporto. Primeiro o voleibol e depois o ténis, ocupavam a maior parte do seu tempo livre e também dos seus sonhos. Desistida a hipótese de se tornar tenista profissional, foi a vez de Shannon tentar o mundo da moda. Como as habituais jovens modelos norte-americanas, depois de ter feito sucesso no circuito doméstico, passou para Tóquio e daí para Hong Kong e Milão, onde se estabeleceu como uma modelo de sucesso. Afinal estava ali uma das mulheres mais sedutoras das passereles. Estávamos em 1993, a época dourada das top-models e Shannon tinha 20 anos.


Quando regressou em 1995 aos EUA depois de dois anos a fazer passagens de modelo pelo mundo fora, Shannon Elizabeth mostrou interesse em trocar as passerelles pelos palcos. Voltou a ter aulas de representação e começou a tentar a sua sorte.
Foi em 1996, com 23 anos, que conseguiu o seu primeiro papel em Blast. Seguiram-se aparições em Jack Frost e alguns telefilmes.
Foi a fazer pequenas aparições, que pouco a pouco o seu nome se foi tornando conhecido em Hollywood. Entretanto tínhamos chegado a 1999 e o mundo das comédias juvenis nunca mais seria o mesmo. Nem o mundo de Shannon!


American Pie foi o sucesso que todos sabem. Pegou numa fórmula que já tinha sido explorada na década de 80, juntou-lhe um novo grupo de actores e um publico ansioso por algo de novo e o resultado tornou-se o esperado. Mas para os actores que entraram no filme, o sucesso instantâneo não era algo de previsivel.
Shannon pode não se ter celebrizado pela representação, mas o seu papel fulcral na trama, bem como o seu corpo nu e "shaved" como gostou de re-afirmar (criando uma das maiores fantasias do universo juvenil), tornaram-na numa das actrizes mais populares da serie.


Depois do sucesso de American Pie, decidiu repetir a fórmula de jovem desejável na sátira aos filmes de terror para adolescentes Scary Movie. Muitos tinham previsto um "boom" na sua carreira mas a verdade é que isso não aconteceu. Até à sequela de American Pie, onde teve uma participação minima (e vestida), entrou em apenas três pequenos filmes. E mesmo depois do público ter voltado a encontrá-la ao lado de Jason Biggs a sua carreira abrandou nitidamente. Tirando uma participação em Jay and Silent Bob Strikes Back e ainda em Thirteen Ghosts e Love Actually, até hoje nunca mais voltamos a ver a jovem Shannon Elizabeth em estilo.


A sua popularidade no entanto mantêm-se. Para além de ter posado nua (inevitavelmente) para a revista Playboy, conseguiu uma participação regular na popular serie That 70´s Show, bem como participações especiais em várias séries de sucessos  De facto a TV parece ser a sua aposta de momento porque dos projectos para o cinema apenas Cursed e The Kid and I estão agendados para os próximos tempos. Isto apesar de se falar nela como uma potencial actriz do futuro filme de James Bond. A esses rumores não será estranho o facto de ter dado a voz ao novo jogo do agente secreto Everything or Nothing.

Burt Lancaster


Tentaram catalogá-lo apenas como "mais um duro" no inicio da sua carreira. Custou livrar-se do rótulo, mas assim que o conseguiu, Burt Lancaster provou ao mundo que era de facto um dos maiores e mais majestosos actores da história do cinema. 

A sua fama de duro vem dos seus primeiros papeis nos anos 40. Repara-se nele pela primeira vez em Come Back Little Sheba, drama que valeu o óscar a Shirley Both, mas onde Lancaster é soberbo como um alcoolico a tentar superar o vicio. No ano seguinte a consagração no grande vencedor do ano, From Here to Eternity, que lhe vale igualmente a primeira nomeação ao óscar. Em The Rose Tattoo divide o ecrãn com a diva italiana Sophia Loren. 

A sua presença em filmes europeus ou filmes com estrelas europeias será uma constante, fazendo dele um actor altamente apreciado na Europa. The Rainmaker, Gunfith at the O.K. Corral e Sweet Smell of Sucess marcam o final dos anos 50. No primeiro ano da década seguinte chega o seu mais aclamado desempenho no filme Elmer Gantry de Richard Brooks. 

Papel que lhe permite arrecadar o óscar e confirmar os seus dotes de actor dramático. Como todos os actores na moda, entra em The Judgement of Nuremberga, mas é no filme The Birdman of Alcatraz que volta a encantar tudo e todos, conseguindo a terceira nomeação. Em 1965 faz o papel de uma vida no filme de Luchino Visconti Il Gattopardo, onde contracena com Claudia Cardinalli e Alain Delon. Voltará a encontrar o actor francês no notável Scorpio, já nos anos 70, onde volta também à Europa para fazer 1900. 

O inicio dos anos 80 ficam marcado por Atlantic City USA, o seu último papel premiado, a sua quarta nomeação ao óscar, e a última vez em que se exibiu ao seu melhor nivel. Até falecer, em 1993 continuará a trabalhar, na Europa e em Hollywood, em pequenas produções.

Cary Grant


É provavelmente o actor mais charmoso da história do cinema. Não é por acaso que foi nele em que Ian Fleming pensou ao escrever James Bond. O actor esteve mesmo para viver a personagem, não fosse já a sua avançada idade. Um charme e um talento impares, que ao serviço de alguns dos maiores realizadores de sempre, fizeram dele uma estrela de altissimo nivel. Britânico, como não podia deixar de ser, começou a carreira no inicio dos anos 30. 

Foi no universo das screwballs que vieram os seus primeiros grandes sucessos. Em 1936 contracena pela primeira vez com Katherine Hepburn em Sylvia Scarlett. Em sete anos voltará a faze-lo em Bringing Up Baby e The Philadelphia Story, dois dos seus melhores trabalhos. Pelo meio fica The Awful Truth - filme de Leo McCarrey - e Only Angels Have Wings de Howard Hawks. Em 1941 é a vez de trabalhar com Frank Capra em Arsenic and Old Laces. 

Nesse mesmo ano inaugura a sua longa parceria com Hitchcock - a par de James Stewart, é o seu actor preferido - no filme Suspicion. O seu lado mais negro é visto pela primeira vez em None But the Lonely Heart, notável desempenho num filme pequeno mas cheio de magia que lhe valeu a segunda e última nomeação ao óscar. 

Entretanto já tinha chegado a primeira nomeação ao óscar por Penny Serenade, filme de George Stevens onde volta a contracenar com Irene Dunne, sua parceira de muitos screwballs dos anos 30. Em Notorious, volta a reunir-se com Hitchcock, filmando com Bergman um dos beijos mais conhecidos da história do cinema. I Was a Male War Bride fecha os anos 40 com chave de ouro para Grant que entra na década de 50 como um actor veterano e consagrado. 

Em 1952 volta ás comédias com Ginger Rogers no filme Monkey Business e três anos depois faz o seu terceiro filme com "o mestre do suspense"; To Catch a Thief. Em 1959 é o heroi de Hitchcock pela última vez em North By Northwest, consagrando-se agora como actor de acção. Durante os anos 60 decide retirar-se. Rejeita o papel de 007 e faz uma última aparição em estilo no filme Charade. Morrerá em 1986, depois de vinte anos sem fazer um único filme, mas continuando a estar na memória de todos os amantes de cinema.

domingo, 15 de maio de 2022

Nicole Kidman

Durante anos foi apenas conhecida como a senhor Cruise. Viveu na sombra do marido mas já dava provas de ter um enorme talento. Hoje em dia ela é a diva do cinema norte-americano. Trabalha como poucas e continua a mostrar que há poucas actrizes no mundo ao seu nivel...

Nascida a 20 de Junho de 1967 em Honolulu no Havai, Nicole Kidman faz filmes há vinte anos, mas só nos últimos cinco é que se consagrou como uma verdadeira estrela.
Apesar de ter nascido no Hawai, sendo portanto norte-americana, a verdade é que a opinião generalizada é que Kidman é australiana. A justificação está no facto de aos três anos ter ido viver para Sidney. Lá começou uma carreira artistica, primeiro no ballet e mais tarde na representação. Com 16 anos estreou-se no cinema australiano em Bush Christmas. O filme foi um sucesso e lançou a carreira de Kidman como uma das novas estrelas do cinema australiano. Os anos seguines iriam ser marcados por performances em filmes e series televisivas como Vietnam, onde venceu o Australian Film Institute. No final dos anos 80 ela era um dos maiores nomes do cinema australiano. Estava na altura de ir para Hollywood.


Em 1989 a sua estreia no cinema norte-americano chegou ao lado de Sam Neil em Dead Calm. Mas seria em 1990, ao lado de Robert Duvall e Tom Cruise no filme Thunder Days que a actriz finalmente deu nas vistas. E além de mostrar o seu talento e beleza, também conquistou o coração do teen-idol Cruise que imediatamente a pediu em casamento. O casamento ocorreu na vespera de Natal de 19990.
Os seus filmes seguintes, Billy Bathgate e Flirting, provavam o seu valor mas seria de novo ao lado de Cruis em Far and Away que Kidman voltou a afirmar-se junto do grande público.
Mesmo assim o impacto de Kidman era sempre ofuscado pelo marido. Nem filmes como Batman Returns serviram para levar os holofotes para o seu lado.
Foi preciso chegar a 1996 e a To Die For, filme de Gus van Sant, para a critica perceber que por detrás do titulo de senhora Cruise estava uma grande actriz. Com este desempenho chegou a nomeação ao Globo de Ouro. Finalmente a indústria percebia que ali estava um diamante em bruto.


Depois do seu primeiro grande sucesso junto da critica seguiram-se Portrait of a Lady, The Peacemaker e Pratical Magic, papeis que não tiveram o mesmo sucesso do filme de van Sant. Foi preciso voltar a trabalhar com o marido para ter o mundo a seus pés. O filme foi Eyes Wide Shut, último trabalho de Stanley Kubrick que morreria no final das filmagens, filme que marcou também o inicio do fim do casamento de ambos. No ano seguinte o divórcio estava consumado. E para Nicole Kidman ia começar o melhor periodo da sua vida.
Moulin Rouge fez com que o mundo se rendesse aos seus talentos como actriz-cantora e para muitos o óscar devia ter ido para ela naquela noite. Mas não foi e foi preciso esperar pelo ano seguinte e por The Hours para se confirmar como oscarizada. Para trás já tinha ficado The Others, talvez o seu maior papel de sempre.
Em 2003 foram três os filmes - a sua carreira começou a funcionar a um ritmo louco - que marcaram a carreira de Kidman. The Human Stain, Cold Mountain e Dogville, sendo que pelo último, Kidman conseguiu um dos seus maiores desempenhos. Já no ano que terminou Kidman esteve em The Stepford Wives e Birth, tendo sido nomeada ao Globo pelo seu último desempenho.
Kidman é uma das maiores divas de Hollywood, uma das verdadeiras estrelas. Mas é também uma actriz que se dedica exclusivamente à sua carreira. Tem já mais de dez projectos agendados para os próximos cinco anos, incluindo The Interpreter e Eucalyptus, filme que marcará o seu regresso à Austrália.

terça-feira, 10 de maio de 2022

Montgomery Clift


Um dos mais belos actores de sempre, foi também um dos mais trágicos. Tinha a sensibilidade dos clássicos mas era capaz de transmitir com o olhar a mesma frustração e raiva que a geração dos jovens rebeldes que surgiu poucos anos depois da sua auspiciosa estreia em Red River. Nesse mesmo ano de 1948 consegue a sua primeira nomeação pelo seu desempenho em The Search. 

No ano seguinte encontramo-lo em The Heiress mas é em 1951 que Montgomery Clift é definitivamente consagrado. Foi o ano do inesquecivel A Place in the Sun de George Stevens, um trabalho fabuloso que lhe valeu a sua segunda nomeação em três anos. Os três anos seguintes ficariam marcados pelo trabalho desenvolvido com dois "monstros" da realização, Vittoria de Sica (Stazione Termini) e Alfred Hitchcock (I Confess). Em 1953 é de novo nomeado aos óscares pelo papel de soldado amargurado em From Here to Eternity. Era a consagração final do seu talento. No entanto os anos 50 foram dificieis. 

O problema com o alcoolismo e as sucessivas doenças marcaram-no imenso, exteriormente mas também na sua cabeça. Talvez por isso a sua amargura em Suddenly Last Summer pareça tão real, naquele que é um dos seus mais espantosos desempenhos. Em 1961 entra ainda no gigantesco elenco de Judgment of Nuremberga e juntamente com Marilyn Monroe e Clark Gable é um dos inadaptados de John Houston em The Misfits. 

A sua beleza etérea começava a ser destruida, primeiro pela doença e depois por um acidente de automóvel que o desfigurou parcialmente. A sua homossexualidade marcava-o junto dos seus pares, e a sua dependência de alcool e drogas tornou-se cada vez maior. Foi encontrado morto no seu quarto a 23 de Julho de 1966.

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Liam Neeson


Ao longo de vinte e cinco anos de carreira as suas performances ficaram sempre indelavelmente marcadas por um enorme carisma. Caracteristica que ele trouxe do calor humano dos pubs para os corações de algumas personagens mais importantes dos nossos dias. Um actor que merece mais crédito do que lhe parecem querer dar...

Este filho da Irlanda nasceu a 7 de Junho de 1982 em Bayllimena, na Irlanda do Norte. Mais tarde usaria toda a sua aprendizagem pessoal para recriar a personagem de Michael Collins.
Desde muito jovem aprendeu que precisa de trabalhar para ganhar a vida. Fez um pouco de tudo, desde operário na mitica fábrica Guiness a camionista, passando pelo boxe amador. Apesar de ter intenções de se tornar professor de inglês, em 1976 inscreveu-se no Belfast Lyric Players' Theater pelo qual se estreou no mesmo ano como actor profissional. A partir daí a sua carreira ficaria marcada por estes primeiros anos no meio teatral de Dublin.


John Boorman reparou nele e decidiu escolhe-lo para entrar no seu Excalibur. Estavamos em 1981 e apesar de alguns pequenos papeis nos anos anteriores, esta seria a sua verdadeira estreia cinematográfica.
Durante a década de 80, Neeson dividiria a sua carreira pelo teatro, televisão e cinema, com relativo sucesso.
Na serie televisiva Ellis Island conheceria a sua futura mulher, Natasha Richardson, da qual tem hoje dois filhos. Apesar disso o casamento aconteceria mais tarde, tendo Neeson durante uma década namorado com algumas das estrelas de Hollywood como Brooke Shields e Julia Roberts.
No cinema o filme Bounty em 1984 e The Mission em 1986 deram-lhe notoriedade, algo que só no final da década, em Darkman, conseguiria de novo. Por essa época brilhava igualmente em grande estilo nos palcos londrinos.


O inicio da década de 90 iria consolidar definitivamente o seu nome em Hollywood. Primeiro em Husbands and Wifes de Woody Allen e depois em Ruby Cairo. Em 1993 o papel que lhe deu fama. Escolhido por Steven Spielberg para viver Oskar Schindler, Neeson conseguiu o seu melhor desempenho até então. O filme, Schindler´s List, foi o grande vencedor dos óscares desse ano mas Neeson não passou da nomeação, a única até hoje.
No ano seguinte estaria ao lado de Jodie Foster em Nell e Rob Roy mostraria um Neeson mais virado para a acção em 1995. Chegou a ser considerado para James Bond, mas perdeu a corrida para o compatriota Pierce Brosnan.
No entanto em 1996 chegou a sua melhor performance de sempre como o revolucionário irlandes, Michael Collins no filme homónimo. Apesar de ter falhado em convencer a critica, será sempre uma das prestações mais aclamadas desse ano.


Depois de três anos de pouca actividade, novo papel de destaque, desta feita no inicio da segunda trilogia de Star Wars. Em Phantom Menace, Neeson mostra todos os seus dotes de espadachim enquanto dá uma profundida dramática ao filme. Seria o seu último grande desempenho em quase cinco anos. Um periodo de prestações menos felizes marcaria a viragem de século para o irlandes. Seria preciso chegar Gangs of New York e Love Actually para que Liam Neeson conseguisse relançar a sua carreira junto do grande público. Este ano já, vai ser a estrela de Kinsey, filme pelo qual cogita-se que pode conquistar uma segunda nomeação ao óscar. E já para 2005 tem agendado Kingdom of Heavan e Batman Begins. A prova de que um grande actor está sempre vivo, mesmo quando menos o esperamos.

domingo, 1 de maio de 2022

Julia Roberts

Saltou para o estrelato com um divertido papel como prostituta. Venceu um óscar encarnando uma verdadeira mulher de armas. Pelo meio fez muita coisa, nuns casos melhor do que noutros. Recusou vários papeis que fariam história, mas nunca perdeu o sorriso que fez dela a actriz mais popular nos EUA.

Foi em 1967, mais precisamente a 28 de Outubro, que nasceu em Smyrna no estado da Geórgia. Em pequena sonhou em ser veterinária mas acabou por estudar jornalismo. Mas a vontade de ser actriz sempre esteve por lá, algures bem escondida, e despontou quando o sucesso que o seu irmão Eric estava a fazer em Hollywood lhe chegou aos ouvidos. Foi assim que decidiu, com 20 anos, partir para a Meca do Cinema e tentar assim a sua sorte.
Foi com dois filmes para adolescentes em 1988, Satisfaction e Mystic Pizza, que Roberts se lançou ás feras mas seria em 1990, com o seu papel de jovem prostituta nas ruas de LA em Pretty Woman que Roberts se tornaria um icone. Nomeada ao óscar, vencedora do Peoples Choice, saltou directamente para o lote de estrelas. Tinha começado a carreira em estilo.


Depois do seu primeiro sucesso em comédias românticas, Roberts apostou em papeis mais dramáticos. Filmes como Sleeping With the Enemy ou Pelican Brief foram exemplos disso, mas a verdade é que a sua participação em Hook e Prett-a-Porter continuaram a mostrar o seu outro lado. Por essa altura tinha já recusado o papel principal em Basic Instint por não querer surgir nua num filme. Sharon Stone agradeceria o brinde.
Apesar de ter feito excelentes papeis ao longo dos anos 90 como em Mary Reilly, Michael Collins e The Conspiracy Teory, a verdade é que foram as comédias românticas que lhes deram os maiores sucessos. Woody Allen apaixonou-se por ela em Everybody Says that I Love You e no ano seguinte o mega-sucesso My Best Friends Wedding confirmou-a como uma estrela. Até deu para recusar o papel principal em Shakespeare in Love. Paltrow ainda lhe deve estar a agradecer pelo óscar. Depois de em 1999 Roberts ter arrebentado a escala mais uma vez em Notting Hill, foi a procurar papeis dramáticos que a actriz encontrou a personagem que lhe daria o óscar esperado. Em Erin Brokovich ela supera-se cena após cena. A vitória é inquestionável e a confirmação de uma década de sucesso a todos os niveis estava carimbada.


A partir do óscar a sua carreira relaxou imenso. Começou a fazer filmes quase exclusivamente com o seu grupo de amigos que inclui Brad Pitt, George Clooney e Steven Soderbergh. Com Pitt fez The Mexican, com Clooney entrou em Full Frontal e Confessions of a Dangerous Mind, e com todos eles entrou nos dois filmes sobre o atribulado grupo de Danny Ocean. Pelo meio ainda teve tempo de entrar no espantoso Closer e agora, depois de ter dado á luz dois gemeos, pondera por uma pausa na sua bem sucedida carreira. Mas nada de muito tempo espera-se porque Julia Roberts é sempre um nome agradável de se ver em cartaz.

sábado, 30 de abril de 2022

Denzel Washington


É o mais bem sucedido actor de raça negra de sempre. Um feito que Washington estaria longe de imaginar quando deu os seus primeiros passos no cinema. 

Hoje, com dois óscares da Academia - o único membro de uma minoria étnica a consegui-lo - é uma verdadeira instituição, um actor respeitado não só na sua comunidade como em todo o Mundo. Apesar dos primeiros passos no cinema terem chegado no inicio dos anos 80, foi no final da década que duas nomeações ao óscar de melhor actor secundário lançaram o alerta para o seu talento. 

Em Cry Freedom foi Steven Bicko, um dos herois da resistência ao Apartheid. Em Glory viveu algumas das cenas mais intensas de um filme sobre racismo, guerra e libertação pessoal. E chegou o primeiro óscar e com ele abriram-se as portas de Hollywood. 

Foi então que Washington encontra Spike Lee, realizador com quem irá trabalhar em Mo´Better Blues, mais um notável desempenho. Os anos 90 são de altissimo nivel. Malcolm X, The Pelican Brief, Philadelphia e The Hurricane são apenas os melhores exemplos do seu gigantesco talento. 

Será no entanto como o policia mais politicamente incorrecto desde os dias de Dirty Harry que Washington finalmente vence o óscar de melhor actor principal. Depois do triunfo em Training Day uma breve pausa na carreira para filmes menos ambiciosos e agora o regresso de Denzel está a ser de novo orquestrado por Spike Lee no filme The Insider.

Daniel Day-Lewis


O cinema corre nas veias de Day-Lewis mas a verdade é que ele não nasceu para ser um actor profissional. Prova-o o seu caracter e a sua vida errante, um verdadeiro alternativo a sistema de produção. Mas como esquecer os seus papeis mais miticos, verdadeiras pérolas cinematográficas? 

Foi com dois jovens realizadores britânicos em ascensão, em 1985, que Daniel Day-Lewis começou a dar nas vistas. Em My Beautifful Laundrette, filme de Frears, a personagem homossexual de Day-Lewis era verdadeiramente espantosa. 

Tal como o actor o foi no filme de James Ivory A Room With a View. Quando quatro anos depois conquista o óscar pelo filme My Left Foot, estava confirmado que ali estava um dos maiores actores britânicos dos últimos anos. 

No entanto o seu estilo de vida errante vai mante-lo parado durante largos periodos de temp. Em 1993 regressa brilhantemente com In the Name of the Father e The Age of Innocence mas só em 1997 é que o actor volta em estilo no filme The Boxeur. 

Nova ausência até que Scorsese o convida para Gangs of New York. Desempenho soberbo mas a Academia nega-lhe o segundo óscar. Day-Lewis diz que deixa definitivamente Hollywood e de lá para cá tem sido visto em pequenas produções, mas com o carisma que se lhe conhece.

Scarlett Johansson




É provavelmente a mais talentosa e promissora actriz da sua geração. Com apenas 19 anos de idade é também uma das mulheres mais bonitas de Hollywood.
Beleza e talento reúnem-se de forma enigmática à volta desta pequena musa que ainda não mostrou ao mundo tudo o que vale. Muito ainda está para vir...

Os seus últimos projectos têm todos tido o rótulo do sucesso e muito se deve às suas prestações. Foi a musa de Johannes Veermer mas também a de Bill Murray, de Billy Bob Thornton, Robert Redford...
Scarlett Johansson é de facto a grande musa deste virar de século.

Nascida a 22 de Novembro de 1984 em Nova Iorque, a pequena Scarlett, de ascendência dinamarquesa e polaca, desde pequena que tentou entrar no mundo da representação. Como disse no discurso de aceitação do BAFTA uma das razões porque foi actriz residiu no facto da mãe "levar-me a audições e pagar-me sempre um cachorro quente depois". De facto tendo a sua mãe como agente tornou-se mais fácil a Scarlett suportar a problemática vida do casting para jovens actores.
O primeiro papel só chegou em 1994 quando já tinha 10 anos de idade no filme North.


No ano seguinte começaram a surgir mais papeis para a jovem Scarlett. Primeiro foi em Just Cause e depois, em 1996, com If Lucky Fell e Many and Lo. Este último desempenho valeu-lhe uma nomeação precoce pelo Independent Spirit Awards, o reconhecimento de que estávamos perante uma grande actriz em potência.
Em 1997, já com 13 anos, foi a menina bonita de Home Alone III, o primeiro filme da serie sem o polémico Macauly Culkin e no ano seguinte deu o primeiro salto para o reconhecimento junto do grande público com o seu notável desempenho no filme The Horse Whisperer, ao lado de Kristin Scott Thomas e Robert Redford. A star was born!


A sua carreira estava em alta, mas graças aos conselhos maternais, Scarlett evitou entrar em filmes que não fizessem capitalizar o seu talento. Ao invés preferiu apostar na sua formação tendo feito apenas três filmes em dois anos.
Para além do comercial My Brother the Pig de 1999, nos dois anos seguintes foi possivel vê-la em dois dos grandes filmes do ano e em papeis, que apesar de secundários, eram verdadeiramente truculentos. O primeiro foi no "indie" Ghost World, onde reflectia sobre a condição humana ao lado de Thora Birch, e o segundo foi como a "lolita" que mal sabia tocar piano mas que sonhava em deitar-se com Billy Bob Thornton em The Man Who Wasn´t There.
Mais tarde nesse ano ainda entrou em An American Rhapsody e no ano a seguir faria o lamentável Eight Legged Freks. Seria provavelmente o ponto mais baixo de toda a sua carreira e felizmente não duraria muito. 


Em 2003 foi a escolhida por Sofia Copolla para entrar no segundo filme da jovem realizadora. Scarlett viveria uma jovem americana, fechada num hotel de Tóquio, que redescobre o prazer de viver ao lado de um homem mais velho que também procurava o significado das coisas na capital japonesa. Johansson ficou encantada com o guião de Lost in Translation, tendo mesmo dito que se reflectia na personagem por se recusar a andar com homens que tivessem menos que 30 anos. Na verdade isso tornou-se irrelevante. O que contou foi o seu notável desempenho naquele que seria um dos grandes filmes do ano. Scarlett foi mesmo perfeita como a jovem Charlotte que durante o ano se divertiu a coleccionar nomeações e prémios pelo papel. Só faltou mesmo a nomeação ao óscar.


Para aumentar ainda mais o seu valor no mercado cinematográfico 2003 foi igualmente o ano de Girl With a Pearl Earring, o filme de Peter Webber sobre o quadro mais famoso do pintor holandês Johannes Veermer. Tal como em Lost, também aqui Johansson foi fulgarente como a jovem musa do pintor. Mais um papel de sonho e mais um conjunto de prémios, conseguindo o que poucos actores se podem dar ao luxo de alcançar: dois grandes sucessos no mesmo ano.


A vida parece correr mesmo bem à jovem de 19 anos. Para os próximos dois anos tem já nas mãos 9 projectos nas mãos, algo quase inédito para uma newcomer. Para além de ainda este ano ter estreado The Perfect Score, está ainda envolvida em projectos de renome. Para além do próximo Woody Allen, há igualmente o adiado MI 3, e ainda A Good Woman, mais um filme histórico para o seu curriculo e também Synergy, The Island, A Love Song For Bobby Long e ainda o ansiado thriller noir Black Dahlia. 
Para além disso ainda está prevista a participação de Johansson no filme animado inspirado na personagem SpongeBob e ainda se ouvem rumores sobre uma participação no próximo Superman como Louis Lane. 


De facto Scarlett Johannson é um dos nomes mais cintilantes do universo de estrelas de Hollywood. O seu corpo rubosto, a voz peculiar e o seu sorriso maroto fazem-na desde logo dona de qualquer cena em que entre. Não nos espante nada que os próximos anos sejam os de consolidação deste nome que andará por aí durante muito tempo. Futura vencedora de óscares e demais prémios, parece que para Scarlett Johansson o lugar no Passadiço da Fama é simplesmente uma questão de tempo.

Natalie Portman



Surgiu com 12 anos pela primeira vez no grande ecrã e desde aí pareceu ser uma presença constante. Imortalizou-se ao interpretar a princesa Amidala de Star Wars, mas ganhou um lugar no coração dos cinéfilos por ter sabido gerir a sua carreira como poucas. Afinal não é qualquer actriz que rejeita inúmeros papeis para procurar ser mais do que uma simples cara bonita...

Natalie Hershlag, conhecida no mundo do cinema por Natalie Portman, é israelita de nascença. Nasceu a 9 de Junho de 1981 em Jerusalém apesar de ter vindo ainda muito nova viver para Washington com os pais. Acabou por não ficar muito tempo na capital do seu novo país e acabaria por estabelecer-se definitivamente em Nova Iorque onde viveria até terminar o liceu.
Aos 11 anos estreou-se como modelo infantil e não faltou muito até dar os primeiros passos no cinema naquela que pode ter sido uma das estreias mais aclamadas dos anos 90 para uma jovem actriz.
Em León, um filme de Luc Besson com Jean Reno e Gary Oldman, a jovem de 12 anos trabalha de forma portentosa conseguindo um dos grandes desempenhos secundários do ano. Ninguém diria que era o seu primeiro papel profissional.


Depois do seu desempenho como jovem "lolita", Natalie Portman surgiu noutro dos grandes títulos de 1995, Heat ao lado de Robert de Niro e Al Pacino. No mesmo ano faria Developing.
1996 seria um bom ano para Natalie Portman que entraria em três dos melhores filmes do ano. O primeiro foi Beautiful Girls, o segundo seria a paródia de Tim Burton Mars Attack e acabaria o ano em beleza ao ser uma das actrizes de Woody Allen no espantoso Everybody Says That I Love You.
A partir daí a sua carreira afrouchou, mas com razões para isso. Natalie Portman corre o risco de ser uma das actrizes mais conscienciosas de Hollywood (é dela a frase "prefiro ser inteligente a ser uma estrela de cinema") e a jovem decidiu abandonar a interpretação para se concentrar no seu curso universitário de Psicologia em Harvard. Portman decidiu colocar um stop na carreira, deixando apenas o Verão para surgir em filmes.


Por tudo isso em 1998 acabaria por rejeitar o papel que acabaria por ser de Scarlett Johansson, no filme The Horse Whisperer. Em vez disso passou o Verão a fazer teatro na Broadway, primeiro em The Seagull e depois em The Diary of Anne Frank. 
Aliás Natalie Portman tornou-se especilista em recusar papeis para os quais não se sentia preparada. Foi assim em Anywhere But Here - filme que acabou por fazer, apesar de inicialmente ter recusado devido às cenas de nudez que o argumento incluía - como também sucedeu com Romeo+Juliet, The Ice Storm e também o de Lolita. 


Em 1999 o convite para fazer de princesa Amidala na segunda trilogia de Star Wars acabou por ser bom demais para recusar e Natalie Portman disse que sim a George Lucas, assinando quase um contracto de exclusividade até ao final do seu curso, que terminou no passado ano. 
E de facto tirando os dois primeiros filmes da saga, Natalie Portman fez apenas 2 filmes até ao passado ano. Foram eles Anywhere But Here e ainda Where the Hearth Is, todos eles rodados no Verão pois claro.
Com o curso de psicologia no bolso - ela que diz que o cinema não é indispensável para sobreviver - a sua carreira voltou a dar um salto em 2003. Nesse ano entrou na grande aposta da Miramax, Cold Mountain, e começou a rodar uma serie de filmes que acabariam por estrear este ano como Closer, True e Garden State.


Para o futuro Natalie Portman promete mais acção no grande ecrã  Voltará ao papel de Amidala no último (será?) filme de Star Wars - ela que nunca tinha visto a trilogia original - e será uma das estrelas de filmes como The Smoker e Paris, je t´aime.
Natalie Portman pode muito bem ser apelida de "A Profissional". Não só atingiu o estrelato num filme com um titulo em tudo semelhante como ainda mostrou saber gerir a carreira como poucas actrizes. Recusa comédias de adolescentes ou filmes excessivamente violentos. Nunca se despiu no ecrãn e promete que não o irá fazer. É uma mulher de convicções e luta por ela. É também corajosa ao ponto de recusar vários papeis em troca de um curso superior, algo que poderia ter destruído a sua carreira mas que no final só a valorizam ainda mais. Uma verdadeira senhora!

Natalie Wood


Foi a menina bonita dos anos 60. Entrou em alguns dos mais emblemáticos filmes da década e afirmou-se imediatamente como uma grande actriz em potência, isto apesar de já ser presença assidua nos filmes desde os sete anos de idade. Foi em 1961 que o talento de Natalie Wood saltou à vista. 

A jovem já tinha surgido ao lado de James Dean em Rebel Without a Cause ou em The Searchers, causando grande impressão, mas foi graças a dois desempenhos nesse ano que o seu nome se elevou para as estrelas. Primeiro no poderoso drama Splendor in the Grass e por fim no grande campeão de prémios do ano, o musical West Side Story, onde curiosamente era dobrada pela também actriz Rita Moreno. Com o sucesso dos seus desempenhos Wood tornou-se na queridinha de muitos realizadores. 

Até ao final dos anos 60 entrou em filmes como em Love With a Proper Stranger, This Property is Condemned ou ainda em Inside Daisy Clover. Os anos 70 foram quase um oásis para a rebelde actriz e a morte iria encontrá-la demasiado cedo. Um acidente misterioso em 1981 - Natalie Wood caiu ao mar e morreu afogada quando passava uns dias em alto mar com o marido, Robert Wagner, e Christopher Walken - roubou-nos uma notável actriz e uma das grandes estrelas de Hollywood.

Reese Whiterspoon



É uma das mulheres mais belas do mundo mas também uma das jovens actrizes mais talentosas de Hollywood. Sabe gerir a sua imagem como poucas, desdobrando-se entre as habituais comédias de loiras e os papeis que sempre sonhou fazer.
Ela pode já não ser nenhuma "teen queen", mas tem o sorriso de uma verdadeira miss América...

Ela é loira, bonita, sensual, bem feita e talentosa. Parecendo que não mas em Reese Whiterspoon estão todas as caracterisitcas intrinsecas a uma jovem actriz de sucesso nos EUA. Por este ponto de vista até parece natural que o sucesso fosse o seu destino óbvio. Mas a jovem actriz só lá chegou depois de muito trabalho.

A jovem actriz de 28 anos nasceu a 22 de Março de 1976 na capital do estado da Louisiana, Baton Rouge. Uma tipica menina do sul portanto. E quem olha para aquele olhar inocente parece não acreditar, mas a verdade é que Reese já é mãe de familia há algum tempo. Casou em 1999 com Ryan Phillipe, com quem contracena em Cruel Intentions, e dele tem já dois filhos, Ava, filha com 5 anos e ainda o jovem Deacon de um ano de idade.


A sua carreira no cinema não começou muito cedo. Tinha Reese 15 anos quando surgiu em The Man on the Moon e já aí a sua beleza celestial e o seu talento começavam a despontar claramente. Depois de uma curta passagem pela televisão, a jovem "sulista" voltou ao grande ecrãn para fazer A Far Off Place e ainda Jack the Bear.
As trocas entre series de televisão e telefilmes e o cinema de Hollywood foram continuando à medida que a pequena Reese ia crescendo. Para trás tinha já ficado o pequeno trauma de ter estrago a audição para Cape Fear, tendo perdido o papel para Julliete Lewis.
S.F.W e Freeway marcaram o seu regresso ao cinema, que traria em 1996 um filme polémico, Fear, onde se despia para Mark Whalberg, tendo na altura apenas 20 anos, mas pouco depois Reese fez uma curta pausa para se dedicar ao curso de Literatura Inglesa na Universidade de Stantfford, curso que completou com sucesso.


O ano de 1998 acabou por ser bastante positivo para a jovem Reese. Não só por entrado em Pleasentville, um dos melhores filmes do ano, ao lado de Joan Allen e Tobey Maguire, mas também pelos seus desempenhos muito positivos em Twilight, ao lado dos gigantes Susan Sarandon, Gene Hackman e Paul Newman, e ainda na divertida comédia Overnight Delivery.
Em 1999 foi simplesmente notável na versão juvenil de Cruel Intentions, exibindo-se de forma mais sexy do que a "original" Michelle Pfeifer, num filme em que contracena com o seu actual marido Ryan Phillipe, e no ano seguinte houve Election, num filme de Alexander Payne. No mesmo ano entrou ainda em Best Laid Plans.


No ano seguinte encontramos a já mãe Reese Whiterspoon em American Psycho, o violento filme de Mark Harron com Christian Bale em grande destaque. No ano seguinte pela primeira vez a jovem actriz entraria no universo de Elle Woods, no filme Legally Blonde, um enorme sucesso, tanto de bilheteira como de critica, que fez disparar de imediato a sua popularidade. No ano seguinte seria uma das estrelas do controverso The Importance of Being Ernest, e voltava a casa com Sweet Home Alabama, antes de em 2003 atacar Washington como Elle Wood no divertido Legally Blonde: Red, White & Blonde. O sucesso do filme foi tal que Reese Whiterspoon foi mesmo considerada a 22º actriz mais poderosa de Hollywood.


Para 2004 espera-se mais de Reese. Iremos vê-la em Vanity Fair, o novo filme de Mira Nair, e também em Walk the Line e Whitout, filmes ainda em pós-produção e que portanto só devem chegar a Portugal no próximo ano.
Quanto a outros projectos futuros, temos a produção conjunta da Type A Films, a sua própria produtora, e da Universal Sports Widow, uma divertida comédia sobre uma mulher que decide aprender tudo sobre desporto para rivalizar com o marido, um maniaco de futebol, e ainda o filme Rapunzel Unbraid, que só deve ser realizado depois de 2006.


Como é fácil de ver Reese Whiterspoon é de facto um nome a ter em conta. Aos 28 anos não será dificil adivinhar que a bela loirinha (que segundo boatos recentes virou morena) se prepara para atacar papeis mais intensos, daqueles com que sonhava na infância passada entre a Alemanha e o sul dos EUA. Não teremos aqui uma nova Scarlett O´Hara, mas as boas indicações que já tem dado permite-nos ter altas expectativas.

Sarah Michelle Gellar



Foi mais a sua carreira de sucesso na televisão do que propriamente o seu sucesso no cinema que fizeram desta jovem actriz uma das mais aclamadas da sua geração.
Associada rapidamente a um universo "horror", a verdade é que o público em geral considera-a um modelo a seguir. Mas quando muitos olham para a jovem Sarah preferem ver a sua beleza natural do que propriamente o seu talento...

Nova iorquina de gema (é fã tanto dos Knicks como dos Yankees), a carreira de Sarah Michelle Gellar começou a desenhar-se quando ainda era uma pequena rapariga. Descoberta por um agente, que ficou pasmado com a sua beleza, enquanto comia num restaurante de NY, Sarah acabou por ter desde já garantido um lugar na história. O museu de cera Madame Tussaud´s ecoou para a eternidade o seu papel na serie televisiva Buffy com uma estátua na sua secção de horror.

Nascida a 14 de Abril de 1977, foi na televisão que Gellar deu os primeiros passos. De inicio em spots comerciais, onde chegou mesmo a ser processada pela McDonalds por fazer parte de um anuncio da Burger King, e mais tarde em pequenos papeis de series, foi de facto no pequeno ecrãn que a jovem loirinha começou a ganhar estofo de actriz.
Foi em 1983, tinha ainda apenas 6 anos de idade, que Sarah surgiu pela primeira vez numa serie televisiva: An Invasion of Privacy. Seguiu-se uma outra no ano seguinte, Over the Brooklyn Bridge e só em 1988 e 1989 é que voltaria à televisão em pequenos papeis de duas series.
Com 14 anos entraria numa mini-serie chamada A Woman Named Jackie, onde encarnou uma Jacqueline Bouvier Kennedy quando jovem, e no ano seguinte entraria e Swan Crossing, uma das series mais populares da época.


A sua carreira acabaria por dar o salto no ano seguinte quando passou a fazer parte do elenco da já consagrada série All My Children. Fez três temporadas da serie, o que a levou a ter de recusar alguns papeis no cinema, entre os quais o de Julieta no filme de Bazz Luhrmann Romeo+Juliet.
No ano de 1997 a sua carreira arrancou de vez para nunca mais parar quando a jovem Sarah Michelle Gellar encarnou pela primeira vez a personagem de Buffy Summers, na popular serie televisiva Buffy, the Vampire Slayer. A serie era baseada num filme, datado originalmente de 1992, tambem da autoria de Joss Whedon, o realizador da serie. 

O papel original tinha sido de Kristy Swanson mas na passagem para a serie foi a jovem Gellar que ficou com o papel da caçadora de vampiros adolescente. A serie pegava na formula gótica dos "caça-vampiros" e colocava-os num ambiente juvenil de liceu, onde a maior parte dos protagonistas são jovens. O truque resultou e a juventude foi conquistada pelos herois, que acabavam por ter os mesmos problemas que eles durante o dia a dia. Apesar da qualidade ser imensamente discutivel - para muitos será das piores series de televisão já feitas, enquanto que para outros será eventualmente a mais bem conseguida (gostos...) - a verdade é que o sucesso foi garantido, tal como o de Sarah Michelle, e de outros actores envolvidos no projecto. Hoje a serie parece ter os dias contados, falando-se várias vezes em tele-filmes, ou mesmo um filme que reunisse o elenco de novo, algo que parece ser bastante improvável. Entretanto a própria serie acabaria por dar origem a uma outra, Angel, que foi recentemente cancelada.


No mesmo ano em que Buffy arrancava rumo ao sucesso popular, chegava igualmente a altura de Sarah Michelle Gellar dar os primeiros passos no cinema. Curiosamente foi também num registo de "horror" e logo a dobrar que a estreia se verificou.
Primeiro foi em I Know What You Did Last Summer, um filme de Jim Gillespie, rodado numa altura em que o genero estava bastante popular mas que dificilmente escapará a ser classificado como um dos piores filmes do ano. O outro filme em que Gellar acabaria por participar seria mesmo em Scream 2 de Wes Craven, o pai dos "teen-horror flicks", filme esse que acabou igualmente por ser mais do mesmo, ou seja, um repetir da fórmula de sucesso do primeiro Scream.
Curiosamente I Know What You Did Last Summer seria o primeiro filme que faria com o amigo, hoje marido, Freddy Prinze Jnr. Os outros acabariam por ser os lamentáveis Scooby-Doos.


Depois de uma curta passagem por uma serie de tv em 1998, e do espaço dedicado a Buffy, restavam poucas alternativas para apostar numa consolidação da carreira cinematográfica da actriz, já com 21 anos. Teriamos de esperar até 1999 para voltar a ver Gellar em bom nivel no cinema, e logo com dois filmes. O primeiro, Simply Irresistible, era uma comédia romântica, a primeira da carreira da jovem actriz, depois de ter tido uma pequena presença no filme She´s All That, no ano anterior. O segundo filme acabaria por ser Cruel Intentions, a abordagem juvenil da história de Valmont, onde coube a Gellar o papel celebrizado por Glenn Close no cinema. O filme, curiosamento um dos mais interessantes desse ano, ficaria marcado pelo polémico beijo "lésbico" entre Gellar e Selma Blair, beijo sobre o qual Gellar apenas disse ter sido "fantástico".

Com a serie Buffy a caminhar para o final, passou a haver mais tempo para Sarah Michelle Gellar se dedicar ao cinema.
Infelizmente as indicações positivas que tinha dado, especialmente como vilã em Cruel Intentions, acabaram por descambar numa serie de filmes de qualidade reconhecida, até por alguns fãs, como muito abaixo do esperado. Neste contexto estão as duas aventuras ao lado do marido Freddy Prinze Jnr, em Scooby Doo, e ainda Harvard Men.
De facto a sua imagem de actriz ficou abalada com essas infelizes prestações e a verdade é que filmes como The Grudge ou Southland Tales, poderão ajudar a tirar a prova dos nove sobre de facto o que é Sarah Michelle Gellar. Será apenas mais uma rapariga bonitinha ou é de facto uma actriz de futuro?

Jodie Foster


É um dos casos mais gritantes de talento precoce. Foster aos três anos já entrava em filmes e foi como uma jovem "lolita" que se foi afirmando na indústria. Foi em 1974 que Martin Scorsese a escolheu para ser a "Musa" de Robert de Niro em Taxi Driver. A partir daí a sua carreira entrou numa espiral ascendente, tornando-a na jovem actriz mais bem sucedida de Hollywood. Até aos 20 anos entrou ainda em filmes de sucesso como Bugsy Malone ou Foxes. 

De repente Foster deixa o cinema. Talento precoce, a jovem era também uma sobredotada na escola e decidiu primeiro acabar o seu doutoramento e só depois voltar ao mundo da sétima arte. E quando regressou, foi em grande. Estavamos em 1988 e o seu papel explosivo em The Accused, onde encarna uma mulher violada que procura justiça, deixou meio mundo do boca aberta. 

E o óscar foi-lhe entregue. Depois de uma segunda pausa, Foster voltou num thriller ambicioso. Inesperadamente voltou a conquistar o óscar, o segundo da sua carreira, ainda não tinha 30 anos. O filme era The Silence of the Lambs e confirmou-a como uma poderosissima actriz dramática. Algo que foi rapidamente confirmado nos seus papeis seguintes em Nell, Summersby ou Contact. 

Foi então que surgiu a polémica à volta da sua homossexualidade e uma terceira pausa na carreira. Foster está a regressar aos poucos agora, mas sem o sucesso dos seus anteriores come-backs. Mas mesmo assim é uma das grandes actrizes da história de Hollywood.

John Wayne


The Duke, como ficou conhecido, é hoje um autêntico icone da América. Durante quarenta anos foi um dos homens mais duros e valentes do Mundo, admirado por tudo e por todos, desde Roosevelt a Stalin. A sua fibra, o seu caracter quase impoluto, a determinação e a forma como defendia os seus valores fizeram dele um homem altamente respeitado. 

Para além disso, foi o "rei" do genero western durante quase quatro décadas, atravessando gerações, mas mantendo sempre o mesmo estilo. Começou como jogador de futebol americano mas John Ford convenceu-o a entrar nos seus filmes. Acabou por ser o sucessor de Tom Mix. Em 1939 no filme Stagecoach, com 32 anos, assume-se como uma verdadeira estrela. Já tinha 92 filmes no curriculo. Tornou-se imediatamente o actor oficial de Ford, o lider da sua troupe. 

Com ele faria alguns dos seus maiores papeis em filmes como Forte Apache ou Three Godfathers. Ainda nos anos 40 começou também a trabalhar com Howard Hawks, outro dos realizadores que melhor o soube utilizar. Foi para ele que em 1948 fez Red River. Os anos 50 ficaram marcados pela trilogia da cavalaria de Ford (She Whore a Yellow Ribow, The Horse Soldiers e Rio Grande) e pelo gigantesco papel como Ethan Edwards na obra-prima de Ford The Searchers. 

Pelo meio ficam ainda filmes como The Quiet Man, The Wings of the Eagle ou Hondo. Antes tinha chegado a primeira nomeação ao óscar no filme The Sands of Iwo Jima, ele que sempre se dividiu entre o Velho Oeste e os cenários de guerra. Em 1959 mais um papel inesquecivel, desta feita para Hawks, em Rio Bravo. 

E três anos depois, agora de novo com Ford, vem The Man Who Shoot Liberty Valance. O óscar só chegará em 1969, quando ninguém esperava, por um papel, que no meio de todos estes, parece bem menor, em True Grit. Pelo meio tinha ficado a experiência fracassada como realizador em The Alamo. Em 1977 John Wayne dá o seu último show no filme The Shootist, encerrando a sua carreira com chave de ouro. Morrerá dois anos mais tarde, vitima de um cancro no estomago.

Andy Garcia




É um dos mais carismáticos e talentosos actores de cinema da actualidade. Sempre fiel às suas origens cubanas, vive o cinema como vive a vida, com fortes preceitos morais. Muitos apontam-no como um dos elementos da geração de 85 - que conta com nomes como Sean Penn, Johnny Depp, Denzel Washington e Tom Hanks - que não conseguiu vingar. Mas ele parece prometer que o melhor ainda está para vir...

Apesar de poucos o saberem, Andy Garcia é na verdade cubano de nascimento, o verdadeiro representante da Cuba que os americanos querem ver em vez da Cuba que existe de facto.

Nasceu Andrés Arturo García Menéndez em Havana a 12 de Abril de 1956, ainda Fidel Castro e Che Guevarra combatiam na Sierra Maestra. A sua familia era das mais importantes do regime de Baptista e portanto quando Fidel Castro entra em Havana o pequeno Andres e a familia fugiram para Miami onde viveriam nos anos seguintes. Mal saberia o pequeno Andy que os acontecimentos que viveu seriam a matéria prima de um dos Godfathers, o segundo, uma saga que ajudou a consolidar a sua posição como actor de talento e rising star em Hollywood.
A familia fez fortuna nos EUA e o jovem teve uma adolescencia feliz. Era bom aluno, extremamente popular e uma das estrelas da equipa local de basketBALL. Quando entrou na universidade foi atacado pela hepatite e o seu fisico deixou de poder suportas as vicissitudes do desporto. E foi aí qu descobriu a representanção.


Depois de alguns anos a representar na Florida, o jovem deu em 1980 o salto para Hollywood. Tinha 24 anos e imensa vontade de brilhar. O seu primeiro papel foi numa serie televivisa, Hill Street Blues, e até 1986 faria cinco pequenos papeis. Foi nesse ano que surgiu em destaque no filme 8 Million Ways to Die, chamando a atenção do realizador Brian de Palma que o escolheu de imediato para o seu filme seguinte, The Untouchables. O filme, que contava com um elenco de sonho (Kevin Costner, Robert de Niro e Sean Connery) foi um bom palco de apresentação ao mundo para Andy Garcia. O seu desempenho foi extremamente louvado pela critica da época que já via nele uma next big thing.
Mas a verdade é que nos quatro anos seguintes a sua carreira voltaria a pautar-se por presenças em filmes medianos como Stand and Deliver. Em 1989 entraria no filme de Ridley Scott, Black Rain, para em 1990 contracenar com Richard Gere em Internal Affairs.


Depois de The Untouchables ter sido um primeiro marco na sua carreira, em 1990 viria o segundo ponto alto da carreira de Garcia. Copolla queria um actor jovem e aguerrido para viver a conflituosa personagem de Vincent Mancini, filho da personagem interpretada por James Caan no primeiro filme. Tal como tinha acontecido com o papel de Michael Corleone em 72, também este papel foi alvo de uma corrida desenfreada por parte das jovens estrelas de então. Val Kilmer, Alec Baldwin, Vincent Spano, Charlie Sheen e o próprio de Niro que já tinha entrada na serie como Vitto Corleone em jovem, lutaram pelo papel. Só que as fortes semelhanças entre Andy Garcia e a estrela Al Pacino, mas também a sua garra e estilo de jovem rebelde desiquilibraram a balança para o seu lado. De facto a sua interpretação foi um dos pontos mais altos do filme e valeu-lhe mesmo a nomeação, única até hoje, para um óscar, como melhor actor secundário. O seu nome estava finalmente consolidado e estava na altura de Andy Garcia, já com 34 anos, arrancar para maiores voos.


Os anos 90 foram marcados por papeis interessantes mas que nunca conseguiram cativar a critica. As suas participações em Jennifer Eight, When a Man Loves a Woman, Things to Do When Dever When You´re Dead e Night Falls in Manhathan foram bastante boas, especialmente no filme em que contracena com Meg Ryan. Só que a critia achava sempre que faltava algo e o público não parecia estar muito interessado neste estilo de cinema. E dessa forma passaram sete anos sem que a carreira de Andy Garcia descolasse. Parecia que o actor cubano estava condenado a cair para pequenas produções ou a viver como um eterno secundário.


Desperatte Measures acabou por ser mesmo o seu último grande desempenho nos anos 90. Durante tres anos o actor viveu de pequenas participações e de aparições no teatro e series televisivas. Em 2001 o realizador Steven Soderbergh iria recuperá-lo colocando-o frente a frente a George Clooney e a sua equipa de ladrões profissionais em Ocean´s Elevan. O filme foi um sucesso e de repente aí estava outra vez Andy Garcia em forma. A verdade é que mais uma vez ninguém pegou nele e durante três anos Andy Garcia fez poucos e bons filmes. Este ano estará de regresso de novo como Terry Benedict em Ocean´s Twelve e há esperança que a sua carreira descole finalmente.


Com 48 anos, Andy Garcia assumiu-se como uma das maiores referencias na representação latina nos EUA. Extremamente conservador e preso a velhos costumes - recusa surgir sem camisa à frente da camara - está casado desde 1982 com a namorada de infancia de quem tem quatro filhos. O futuro é incerto mas muitos acreditam que Garcia ainda tem muito para dar ao cinema, e que o fará mais tarde ou mais cedo.

Mena Suvari



Duvidamos muito que a carreira de Mena Suvari tenha momentos tão altos como os que viveu no notável American Beauty. Para o público mais jovem ela é mais uma actriz de comédias hilariantes. Mas será aquela cena no tecto do quarto de Kevin Spacey, coberta de rosas vermelhas, que fará dela um nome eterno...


Mena Suvari nasceu a 9 de Fevereiro de 1979 em Rhode Island, terra de muitos imigrantes portugueses.
De ascendência estoniana, Mena Suvari é hoje um nome consensual entre os talentos mais cintilantes da nova geração. Com quase 10 anos de carreira a fazer filmes, esta jovem de 25 anos parece preparar-se para ter o mundo a seus pés.

Tudo começou aos 13 anos quando entrou no seu primeiro anúncio publicitário. Depois de uns anos como modelo, o salto para o cinema pareceu-lhe natural. Foi assim que em 1997 entrou em Nowhere, isto depois de ter sido actriz convidada em várias series televisivas, entre as quais o celebre E.R. No mesmo ano entraria no filme Kiss the Girls, ao lado de Ahsley Judd e do "monstro sagrado" Morgan Freeman.
1998 foi um ano igualmente bom para a jovem emergente actriz, então com 19 anos. Entrou no filme Slums of Beverly Hills e ainda em The Rage: Carrie 2.


O ano seguinte viria por alterar por completo a carreira de Mena Suvari em todos os sentidos. De um momento para o outro não só se tornaria popular e conhecida junto de todo o público jovem - resultado de ter sido uma das estrelas de American Pie - como também seria um elemento chave do filme vencedor de 5 óscares nesse ano, American Beauty.

Para o filme de Sam Mendes a jovem ficou com o lugar que parecia destinado a Kirsten Dunst (que diferença, imaginamos nós) e ao lado de Thora Birch entrou na cabeça e na casa de Kevin Spacey levando-o ao êxtase na cena mais espantoso de todo esse ano cinematográfico, e uma das que ficará para a história. 
Mais ainda, Mena Suvari teve a coragem que faltou a Kirsten - daí a sua recusa - de se despir diante de Kevin Spacey e milhões de espectadores, o que num país como os EUA não é muito normal para uma jovem. O sucesso do filme acabou por repercurtir-se mesmo nesse nível, tendo sido eleita uma das mulheres mais sexys do ano.

Como já tínhamos dito, 1999 foi igualmente o ano de American Pie, o filme que veio revolucionar a forma de fazer cinema para um público adolescente. Inspirado no modelo Porky´s, que tanto sucesso fizera na década de 80, mas de uma forma mais conservadora, o filme abordava a temática do sexo colocando do lado de lá do ecrã actores com os mesmos dilemas que os espectadores. 

A fórmula resultou e o filme foi um sucesso, como a personagem de Mena Suvari, a eterna virgem americana. Também o era em American Beauty, e depois de um ano cheio de "american´s" só faltava mesmo o American Virgin, onde Mena interpretava uma filha do rei do cinema porno á procura da sua identidade. Mas virgindade era algo que certamente não lhe passava pela cabeça quando no mesmo ano deu o nó com o namorado de mais de 18 anos, o realizador Robert Brinkmann.


Apesar do seu nome ser agora conhecido do grande público, tanto American Virgin (que viu o titulo mudado para aproveitar a onda de Mena Suvari) como o seu filme seguinte, Looser, com o colega de American Pie, Jason Biggs, falhou em ter reconhecimento da crítica e sucesso junto do público. Seguiram-se Sugar & Spice e The Musketeer , outros filme sem grande repercussão nas bilheteiras. 
Foi então que voltou American Pie, mas a sua aparição no filme foi curta. Afinal não pertencia à história central do filme. 

Mena Suvari tentou relançar a carreira e por pouco não conseguiu o papel de Mary Jane Watson no filme Spiderman. Curiosamente perdeu-o para Kirsten Dunst, a mesma que lhe tinha dado a oportunidade de entrar em American Beauty.


A verdade é que as coisas não têm andado bem para a actriz. Muitos apontam erros nas escolhas de papeis, outros em falta de sorte. Depois de Sonny, o primeiro filme de Nicholas Cage, veio Spun e Trauma, mas nenhum dos filmes foi o sucesso que pretendeu. Mena, a loira que é originalmente ruiva, passou então para a televisão e surgiu na consagrada serie Six Feet Under. Agora no cinema Mena Suvari tem vários projectos, incluindo um que pretende recuperar a fórmula de The Graduate.

O facto é que falta de talento ninguém pode apontar a Mena Suvari. Esperamos nós - e ela certamente - que esta fase seja apenas um momento menos bom de uma carreira que se prevê bem longa.