Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2022

Shannon Elisabeth



Não saiu de dentro de uma tarte mas foi como se tivesse saído. Quando surgiu pela primeira vez junto do grande público no sucesso de American Pie foi como se o mundo tivesse dado voltas sucessivas sobre si mesmo em estado de delírio  Consagrou-se como uma das sex-godesses do cinema juvenil norte-americano e a pergunta fica. Até onde pode ir?

Tornou-se conhecida por representar uma beldade vinda da República Checa, mas na verdade Shannon Elizabeth Fadal (e não Elizabeth Shannon como muitos pensam) nasceu em Houston, Texas, tendo ainda origem, não europeia, mas asiática. Os pais têm sangue sírio nas veias e de facto a tonalidade da sua pele, num tom quase torrado, espelha bem essa origem genealógica.

Shannon Elizabeth nasceu a 7 de Setembro de 1973, e logo depois do nascimento os pais mudaram-se de Houston para Waco no estado do Texas. Foi aí onde a jovem cresceu. Apesar de ter tido aulas de ballet e de representação, o amor de Shannon era o desporto. Primeiro o voleibol e depois o ténis, ocupavam a maior parte do seu tempo livre e também dos seus sonhos. Desistida a hipótese de se tornar tenista profissional, foi a vez de Shannon tentar o mundo da moda. Como as habituais jovens modelos norte-americanas, depois de ter feito sucesso no circuito doméstico, passou para Tóquio e daí para Hong Kong e Milão, onde se estabeleceu como uma modelo de sucesso. Afinal estava ali uma das mulheres mais sedutoras das passereles. Estávamos em 1993, a época dourada das top-models e Shannon tinha 20 anos.


Quando regressou em 1995 aos EUA depois de dois anos a fazer passagens de modelo pelo mundo fora, Shannon Elizabeth mostrou interesse em trocar as passerelles pelos palcos. Voltou a ter aulas de representação e começou a tentar a sua sorte.
Foi em 1996, com 23 anos, que conseguiu o seu primeiro papel em Blast. Seguiram-se aparições em Jack Frost e alguns telefilmes.
Foi a fazer pequenas aparições, que pouco a pouco o seu nome se foi tornando conhecido em Hollywood. Entretanto tínhamos chegado a 1999 e o mundo das comédias juvenis nunca mais seria o mesmo. Nem o mundo de Shannon!


American Pie foi o sucesso que todos sabem. Pegou numa fórmula que já tinha sido explorada na década de 80, juntou-lhe um novo grupo de actores e um publico ansioso por algo de novo e o resultado tornou-se o esperado. Mas para os actores que entraram no filme, o sucesso instantâneo não era algo de previsivel.
Shannon pode não se ter celebrizado pela representação, mas o seu papel fulcral na trama, bem como o seu corpo nu e "shaved" como gostou de re-afirmar (criando uma das maiores fantasias do universo juvenil), tornaram-na numa das actrizes mais populares da serie.


Depois do sucesso de American Pie, decidiu repetir a fórmula de jovem desejável na sátira aos filmes de terror para adolescentes Scary Movie. Muitos tinham previsto um "boom" na sua carreira mas a verdade é que isso não aconteceu. Até à sequela de American Pie, onde teve uma participação minima (e vestida), entrou em apenas três pequenos filmes. E mesmo depois do público ter voltado a encontrá-la ao lado de Jason Biggs a sua carreira abrandou nitidamente. Tirando uma participação em Jay and Silent Bob Strikes Back e ainda em Thirteen Ghosts e Love Actually, até hoje nunca mais voltamos a ver a jovem Shannon Elizabeth em estilo.


A sua popularidade no entanto mantêm-se. Para além de ter posado nua (inevitavelmente) para a revista Playboy, conseguiu uma participação regular na popular serie That 70´s Show, bem como participações especiais em várias séries de sucessos  De facto a TV parece ser a sua aposta de momento porque dos projectos para o cinema apenas Cursed e The Kid and I estão agendados para os próximos tempos. Isto apesar de se falar nela como uma potencial actriz do futuro filme de James Bond. A esses rumores não será estranho o facto de ter dado a voz ao novo jogo do agente secreto Everything or Nothing.

Nenhum comentário: