Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

Cantoras dos Anos 80 - Nena



Gabriele Kerner, a alemã que nos anos 80 conquistou a Europa com "99 Red Ballons", nasceu em Hagen, na Alemanha e escolheu "Nena" como nome artistico, numa adaptação da palavara "niña" pela qual se lembra de ser tratada, quando era bem pequena, durante umas férias em Espanha com os pais. Em vez de terminar o Liceu, preferiu fazer um Curso de Joalheria, em 1977.

Dois anos mais tarde, o verão trouxe o seu inicio de carreira na música, quando o guitarrista Rainer Kitzmann lhe ofereceu o lugar de vocalista na sua banda. O grupo "The Stripes" não teve grande saída e cedo se separaram. Foi quando se mudou para Berlim, já com o seu namorado, Rolf Brendel, em 1981, que conheceram os outros elementos com quem formaram a banda que assumiu o nome da nossa artista... "Nena". O primeiro single chegou logo no ano seguinte (82), "Nur geträumt" e, literalmente de um dia para o outro, depois de uma idaà televisão alemã, vendeu 40 mil cópias.
Com o primeiro álbum, um ano depois, veio a música que havia de torná-la conhecida em todo o Mundo... "99 Luftballons". Nesse ano chegou a Nº 1 na Alemanha e, no seguinte, com a versão inglesa "99 Red Ballons" atinge o topo das principais tabelas europeias e também a dos Estados Unidos.

Ao fim de cinco anos a banda separou-se e Nena continuou a solo. Foi nesta altura que conheceu o ator suíço Benedict Freitag, com quem se casou e de quem teve 3 filhos. O primeiro, ainda com 11 meses,acabaria por falecer com uma mal formação cardíaca. Os segundos, são gémeos, um rapaz e uma rapariga.

Uns anos mais tarde, Nena acaba por separar-se, começa uma nova vida ao lado do músico Philip Palm e volta a ser mãe de dois rapazes. Vivem todos em Hamburgo, onde Nena é uma das fundadoras da escola "Neue Schule Hamburg". Uma escola que segue o modelo Sudbury com regras bem diferentes das tradicionais.

Durante os anos 90 ainda editou uns quantos discos, alguns só com música para crianças, e em simultâneo apresentou vários programas de televisão incluindo o "Metro and Countdown Grand Prix", o correspondente ao nosso Festival da Canção para eleger a música para o Concurso da Eurovisão. Na sua língua mãe, em alemão claro, dobrou a voz da personagem Saphira no filme 'Eragon' e a da princesa em "Artur e os Minimeus".

Nenhum comentário: