Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

Cantores dos Anos 80 - Bruce Springsteen


Bruce Springsteen investiu desde sempre numa imagem de autenticidade e comportamento comum, cantando sobre tensões no trabalho, problemas económicos ou amorosos.

Comprou a primeira guitarra aos 15 anos, depois de ver uma apresentação de Elvis Presley na TV, e, daí para a frente formou várias Bandas ao longo dos anos em que frequentou o Liceu. Mais tarde, mudou-se para Nova Iorque onde passou a tocar regularmente com a The Bruce Springsteen Band, em meados dos anos 60.

O seu disco de estreia surgiu em 1973 e, embora não tenha tido grande sucesso comercial, tal como aconteceu também com o segundo álbum (75), chamou a atenção da critica que, na altura, o comparou com Bob Dylan. A aposta da editora em investir nas capacidades de Bruce Springsteen ao vivo revelou um Bruce Springsteen cheio de energia e com uma enorme capacidade de conquistar o público. Born to Run foi o disco da consagração. O álbum chegou rapidamente ao Top Ten e foi nesta altura, que passou a ser reconhecido por 'The Boss'.

O duplo The River (1980) vendeu dois milhões de cópias e o álbum seguinte, Nebraska, continuou a surpreender com músicas que entraram nos Top's Mundiais sem dificuldades de maior.

Dois anos depois, já em 84, Born in the USA faz explodir um Bruce Springsteen em defesa dos direitos humanos e das causas ambientalistas. Vendeu 15 milhões de cópias, a música Dancing in the Dark valeu-lhe o Grammy de melhor cantor e mais de metade das músicas do disco estiveram nos primeiros dez lugares do Top.

O introvertido Tunnel of Love (1987) foi o último ao lado da sua banda de sempre, a E-Street Band. Seis anos mais tarde, Streets of Philadelphia , a música principal do filme 'Philadelphia', recebeu quatro prémios Grammy.

Desde o início dos anos 90 que Bruce Springsteen optou por regressar a New Jersey para que os filhos pudessem crescer longe da Imprensa e dos holofotes. Tem lançado um disco de dois em dois anos e tem feito várias tournées, principalmente dentro dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: