Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

Cantores dos Anos 80 - John Lennon


A vida e a carreira de John Lennon não são das mais secretas... mas, ainda assim, talvez se surpreenda com alguns pormenores.

Nasceu em outubro de 1940 em Liverpool - Inglaterra. Filho único, mas pouco ou nada viveu com os pais. O que não foi fácil como mais tarde canta na música 'Mother'. Foi praticamente educado por uma tia, embora tenha sido a mãe quem acabou por oferecer-lhe a primeira guitarra e quem, inclusive, lhe ensinou os primeiros acordes.

Aos 16 anos, durante o ensino secundário, fundou a banda The Quarrymen, que, mais tarde, deu origem aos Beatles. John Lennon ganhou notoriedade mundial como elemento dos Beatles, onde formou com Paul McCartney uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos.

A partir do momento em que se apaixonou pela artista plástica Yoko Ono, a sua mulher passou a ser a pessoa mais importante na sua vida.

Em 1970, os Beatles chegaram ao fim e a partir de então John dedicou-se a uma carreira a solo. Surge logo no ano seguinte o grande êxito Imagine, ou a música que ainda hoje é vista como um hino de paz no Mundo inteiro. Foi aqui que assumiu um intervalo de quase cinco anos para se dedicar à família, altura em que nasceu o seu filho Sean. Regressou com novo álbum já em 1980, mas sobrou-lhe pouco tempo para viver o sucesso de músicas como (Just Like) Starting Over e Woman. Na noite de 8 de dezembro deste ano, John Lennon, regressava do apartamento onde morava em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, quando foi assassinado por David Chapman, um fã dele e dos Beatles.

Foi criado o memorial Strawberry Fields Forever no Central Park. Entre muitos outras demonstrações de reconhecimento, a mais recente foi em 2008, quando a prestigiada revista de música Rolling Stone o elegeu como o 5º melhor cantor de todos os tempos.

Nenhum comentário: