Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Grupos Musicais Portugueses - Ana e as suas Irmãs

Em 1988, a RTP mudou a fórmula de escolha da canção representante ao Eurofestival. Convidou cinco compositores e a sexta canção seria a vencedora do Prémio Nacional de Música. O Prémio Nacional de Música realizou-se no dia 5 de Março de 1988 na Figueira da Foz. Uma das oito canções finalistas era "Nono Andar" da autoria de Nuno Rodrigues (ex-Banda do Casaco).
Inicialmente estava previsto que a canção fosse defendida por Mila Ferreira mas após a desistência da cantora acabou por ser interpretada pelo projecto Ana e Suas Irmãs. O projecto esteve envolto num clima de mistério: a cantora nunca tirou a mascarilha ao longo dos ensaios e chegou a constar, em relatos da época, que se tratava de uma jovem de esmerada educação, cujo pai, capitão da marinha mercante, não aceitava o envolvimento da filha mais velha no meio artístico.
Ela não deveria revelar a sua identidade para depois regressar a casa perfeitamente tranquila... Na noite do espectáculo acabou por tirar a mascarilha mas nada se soube da sua identidade. O tema vencedor do PNM foi "Déjà Vue" de Dora mas a canção escolhida para participar no Festival da Eurovisão acabaria por ser "Voltarei".
A edição em single contou com a colaboração de Né Ladeiras. Em 2001, Nuno Rodrigues idealizou o disco "Canções de Embalar" dedicado ao seu filho. Um dos temas, "Que Nome Lhe Vamos Dar", usava a música de "Nono Andar" mas com nova letra e com a interpretação de Sara Tavares.
DISCOGRAFIA
Nono Andar (Single, Transmédia, 1988)

Nenhum comentário: