Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Dançar ao som dos genéricos dos desenhos animados

Na primeira sexta-feira de cada mês, o bar do Teatro da Comuna abre as suas portas a uma festa temática que mantém um fiel grupo de seguidores — só na página de Facebook são 4 mil. O ator Hugo Franco é o DJ residente da Festa da Comuna, que criou em 2004 com os amigos João Tempera e Joaquim Horta, “quando ainda não estava na moda fazer festas dos anos 80”. Começou por ser uma festa para juntar os colegas que saíam dos ensaios ou dos espetáculos, e ao início eram sobretudos pessoas do “meio artístico e jornalistas”, mas, com o passa-palavra a funcionar, vieram os “betinhos” e outras tribos, e a festa rapidamente chegou a ter mil pessoas, o triplo da lotação da sala, a dançar ao som dos sucessos nacionais e internacionais dos anos 80.

Hugo Franco recorda que sempre houve em Lisboa espaços onde se podia ouvir música dos anos 80, quer no Cais do Sodré, onde os bares na altura ainda eram dominados por marinheiros e prostitutas, quer em bares de culto, como o Frágil, “que era muito inacessível para a maioria”. Ao lançar este conceito de festa revivalista, quiseram fazer diferente, desde logo, com uma política de entrada muito democrática e liberdade para todos os estilos e indumentárias. O único limite era mesmo o espaço: houve tempos em que a casa enchia logo após a abertura, à meia-noite, e a fila de espera estendia-se pela Praça da Espanha.

O trunfo maior era, sem dúvida, a música. Além dos clichês internacionais, como Billie Jean ou Like a Virgin, a festa tinha a maior representação de música portuguesa da noite lisboeta. Dos Xutos às Doce, passando pelo Chico Fininho e pelo Conquistador, sempre “músicas com letra”, com as colunas a calarem-se de vez em quando para deixar sobressair o coro dos convivas.

Hugo repetiu então essa fórmula vencedora na Comuna: na primeira vez que pôs a tocar o Serafim Saudade, a reação de espanto foi geral e a adesão imediata. E assim continuou até hoje, com o Dartacão, o Tom Sawyer e outros que tais a incendiarem a pista, como testemunha o DJ: “Um dia lembrei-me de pôr a tocar o Lá em cima [genérico da série Era Uma Vez… o Espaço] e, de repente, tinha grupos de amigos abraçados a cantar, uma loucura!” E é tão bom uma amizade assim…

Hugo Franco acredita que “esta coisa dos anos 80” é muito o cultivar do “ter vivido aquilo”, um “ah, lembras-te?” que cria uma certa superioridade de quem se lembra perante quem não se lembra. “É um estatuto dizer que se esteve lá”, remata.

Nuno Markl faz também a sua leitura sociológica da década que tanto explora nos seus programas: “Fomos uma geração sem grande turbulência nem grandes causas, o que soa um bocadinho patético se compararmos com o que se passou com os nossos pais, que viveram coisas como o maio de 68 ou o abril de 74. Mas estimamos as nossas referências menos heroicas e mais pop, porque nos fizeram felizes. Não vivemos revoluções, vivemos numa espécie de Disneylândia colorida que foram os anos 80, uma idade da inocência feita de desenhos animados, filmes, canções, brinquedos e guloseimas improváveis, em que as guerras eram frias e a inexistência de redes sociais e de reality shows nos fizeram crer que praticamente toda a gente era fixe, exceto os vilões dos filmes e das séries.”

https://observador.pt/especiais/por-que-gostamos-tanto-dos-anos-80/

Nenhum comentário: