Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

O revivalismo está na moda?

Quando pensamos em memórias dos anos 80, a primeira referência que nos surge é Nuno Markl e a sua Caderneta de Cromos. A rubrica esteve presente nas Manhãs da Comercial entre 2009 e 2012, e nesses três anos de emissões contribuiu para duplicar o share da estação no horário matinal. “Os Cromos ajudaram, porque traziam uma mistura entre o hype do meu regresso à Comercial e a fazer rádio com um velho amigo, o Pedro Ribeiro, e porque não havia nada como aquilo”, recorda Markl ao Observador. “Eu adorava que alguém tivesse feito antes de mim, eu adorava ser ouvinte de uma rubrica que dissecasse e comentasse de forma quase obsessiva as nossas memórias dos anos 80. Foi mesmo um caso de ‘se ninguém faz isto, vou eu fazer’.”

O sucesso não se ficou pela rádio: vendeu mais de 50 mil livros, encheu Coliseus e teve até direito a um jogo de tabuleiro. A rubrica acabou por agradar também às faixas etárias abaixo do público-alvo mais previsível, e Markl explica porquê: “Eu tentei que a minha abordagem nos cromos não fosse do género, ‘ah, aquilo é que eram tempos!’. Tentei criar um compromisso entre tocar as memórias e o coração de quem passou por aquilo e, ao mesmo tempo, falar para quem não esteve lá, mostrando a coisa quase como uma visita a um planeta distante, diferente deste. Os fãs mais novos pegaram por aí. E também pelo facto de terem em casa pessoas que viveram essas aventuras. Um efeito da Caderneta de Cromos (e agora dos Cromos M80) que sempre adorei foi a maneira como abriu algumas janelas de conversa entre gerações.”

Inspirado na rubrica radiofónica de Nuno Markl, David Martins criou em 2012 o blogue Enciclopédia de Cromos, com a ajuda dos amigos Paulo Neto e Paulo Gomes. “Recordar é o mais próximo que temos da viagem no tempo, e era o que eu queria criar com a Enciclopédia, uma máquina do tempo, para viajar e partilhar as memórias”, conta David. A interação com os seguidores do blogue é também um aspeto importante: “cria-se um laço quando um grupo encontra um ponto comum, seja o tema musical de um desenho animado ou uma tragédia que acompanhámos em direto na TV”.

Atualmente, David Martins sente a falta do que considera “especial na TV e na música nacional na década de 80: uma vontade coletiva de arriscar e celebrar a variedade, desafiando o política e esteticamente correto”. É graças à Enciclopédia de Cromos que podemos recordar, por exemplo, a cena dos desenhos animados que nos surpreendeu em criança (e terá feito Alexandre Dumas dar voltas no túmulo), com a revelação de que o mosqueteiro Aramis era uma mulher.

Outro blogue que presta um excelente serviço a quem gosta de evocar memórias dos anos 80 em detalhe é o Ainda Sou do Tempo, de Hugo Silva, cujo nascimento foi também inspirado na Caderneta de Markl: “Às vezes ficava aborrecido por ele abordar de forma muito rápida os assuntos (por causa do tempo da rubrica), ou por não falar de outros que eu gosto, e criei o blogue.” Hugo investe na opinião pessoal sobre os tesourinhos que recorda, para que o blogue não seja um simples “lembram-se disto?”. As visitas dispararam quando “o próprio Markl falou dele no programa”, estando hoje numa média próxima dos mil visitantes por dia, conta Hugo Silva ao Observador.

Para explicar o fascínio pela década mais croma, o autor do blogue Ainda Sou do Tempo defende que “a televisão e a música dos anos 80 ganham pela originalidade, mesmo o que era mau ou piroso era interessante”. Sobre os desenhos animados de hoje, Hugo Silva lamenta que “pareçam todos iguais. A dobragem na televisão já nem tem muita atenção aos movimentos da boca, dantes tinha muito mais charme.”

Pegando no título do espaço infantil da sua infância, João Costa e Nuno Sobral criaram o blogue Brinca Brincando. “Sempre gostámos muito de televisão e sempre colecionámos muita coisa sobre o tema — não só gravações, mas também revistas e livros — e achámos que seria interessante partilhar algum desse material”, conta João Costa ao Observador. Embora seja trabalhoso, a motivação para dar continuidade ao blogue “resulta da viagem ao passado que ele proporciona”. João Costa entrega-se de alma e coração à investigação sobre cada programa: “pesquiso tudo o que tenho ao meu alcance, mergulho nele de tal maneira que sinto como se estivesse na época em que ele passou”.

Da sua infância, João Costa recorda que havia muito menos opções de entretenimento: “os computadores estavam a começar, não havia internet, e a televisão acabava por ser uma presença importante na vida de toda a gente”. Ao contrário da “facilidade com que hoje se tem acesso a tudo” e de podermos “andar para trás na box” quando perdemos a transmissão de algum programa, nos anos 80 não era assim: “se perdêssemos, tínhamos de aguardar que a RTP se lembrasse de repetir noutra ocasião”.

Mas nem só de blogues vive o revivalismo dos anos 80. Pedro Paulos lançou há pouco o podcast Brandos Costumes, onde revisita “os caminhos menos percorridos da música portuguesa”. Também aqui o toque de Midas de Nuno Markl foi decisivo: bastou uma recomendação veemente do radialista para que o primeiro episódio de Brandos Costumes saltasse para o topo da lista dos podcasts mais ouvidos no iTunes. Se quiser recordar êxitos muito lá do fundo do baú, como o Pérola, Rosa, Verde, Limão, Marfim de Dina, não deixe de ouvir o trabalho de Pedro Paulos.

https://observador.pt/especiais/por-que-gostamos-tanto-dos-anos-80/

Nenhum comentário: