Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2021

Ala dos Namorados

1993 Maio - Manuel Paulo, João Gil (ex-Trovante que, entretanto, havia colocado uma pausa no desenvolvimento do projecto Moby Dick) e João Monge (autor das letras) juntam--se para compor vários novos temas. Por esta altura, ainda não existia a noção de um grupo enquanto tal. 

Jun. - Faltava a voz, tendo a certa altura sido discutida a possibilidade de se investir numa gravação com diferentes cantores. Esta ideia foi, contudo, contrariada no dia do concerto de Carlos Paredes no Teatro São Luís, onde descobrem a voz de Nuno Guerreiro, uma rara voz de contratenor que participava como convidado, por sugestão do próprio mestre Paredes. Por essa altura, é também contactado o guitarrista José Moz Carrapa, veterano músico de estúdio que fizera parte dos Salada de Frutas. Está formado o grupo, que grava então as suas primeiras maquetas. Nuno Guerreiro participa no álbum Ave Mundi Luminar, de Rodrigo Leão e o Vox Ensemble. 

Set. A EMI-VC ouve as maquetas, e o seu interesse no grupo gera uma guerra surda pela sua contratação com a concorrente BMG, para a qual gravavam os Moby Dick. Mas é com a EMI-VC que o grupo assina finalmente contrato. Segue--se, até Dezembro, um período de pré-produção daquele que virá a ser o primeiro disco. 

Dez. — Até Janeiro, decorre a gravação e mistura do primeiro álbum da Ala dos Namorados. Apenas com base na audição das maquetas, a organização do Festival de Bruges, na Bélgica, convida o grupo a actuar. 

1994 Fev. No dia 3, a actuação no Festival de Bruges é o primeiro concerto do grupo. Poucos dias depois apresentam-se à imprensa lisboeta num pequeno concerto no bar BBB, no Bairro Alto, organizado pela EMI-VC para lançamento do álbum de estreia. 

Mar. Edição do álbum de estreia Ala dos Namorados. A voz de contratenor de Nuno Guerreiro gera polémica entre a crítica, que se divide na apreciação do disco, e o público, que pensa de início ser aquela uma voz feminina e reage com paixão quando descobre ser um homem a cantar. Muito ligado ao fado, o disco «soou quase a uma provocação», declara João Gil ao Diário de Notícias onde descreve a tradicional imagem do ser fadista como o homem que chega a casa tarde «e tu estás à minha espera, ainda te dou cacetada e no final levas comigo na cama, tudo isto num tom caprino». «Loucos de Lisboa», tema escolhido pela editora para primeiro single, obtém algum sucesso de rádio. Do álbum faz ainda parte «Ao Sul», tema originalmente concebido para a banda sonora do filme homónimo de Fernando Matos Silva, que é, ironicamente, gravado pela Ala dos Namorados antes ainda de o filme ser estreado. Primeira actuação em Portugal, no CCB. 

Ago. Até Dezembro trabalham na pré--produção do segundo disco. Através de um contacto com Vitorino, travam conhecimento com o coro do grupo tradicional alentejano Os Camponeses de Pias, com o qual ensaiam uma reconstrução de raiz de um dos temas novos, «Canção de Ida e Volta», que incluirão no segundo álbum. 

1995 Jan. Iniciam as gravações do segundo álbum, com o técnico de som inglês Rafe McKenna. 

Maio Edição de Por Minha Dama, segundo álbum do projecto, onde participam Nuno Rodrigues, do Vox Ensemble de Rodrigo Leão, o ex-Banda do Casaco, Celso de Carvalho e os Meninos d'Avó, além do coro Os Camponeses de Pias. Por Minha Dama é mais bem recebido pela crítica que o disco de estreia, mas o tema escolhido para primeiro single, «O Baile da Viela», não se consegue impor nas rádios, e será «A História do Zé Passarinho», uma marchinha popular que destoa do resto do álbum, a obter um expressivo sucesso nas rádios de onda média. Comercialmente, Por Minha Dama iguala os números do álbum de estreia, insuficientes contudo para se poder falar de um verdadeiro êxito comercial. 

Set. Actuam no Mercate de Musica Viva de Barcelona, em Espanha, em primeira par-te do pianista catalão Tete Montoliu. 

Nov. Apresentam-se ao vivo no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, na sua primeira grande produção de palco em Lisboa; o concerto é um sucesso de crítica e de público, com os convidados especiais António Chainho, Maria João, Mísia e Manuel Rocha, da Brigada Victor Jara. 

Dez. Actuam no concerto de homenagem a Luís Mateus, no Coliseu dos Recreios. 

1996 Abr. — Actuam no Printemps de Bourges, em França. Por Minha Dama é nomeado para o Prémio José Afonso, atribuído anualmente pela Câmara Municipal da Amadora. 

Jun. Actuam em Macau, num concerto comemorativo do 10 de Junho. Actuam em Paris, no estádio José Mayer. 

Jul. Entram em estúdio para gravar o seu terceiro álbum de originais; as sessões prolongar-se-ão até dia 2 de Agosto. Nas gravações participam os Vozes da Rádio, José Medeiros, Carlos Guerreiro, dos Gaiteiros de Lisboa, José Salgueiro e Manuel Rocha, da Brigada Vítor Jara. José Moz Carrapa sai amigavelmente do grupo, que fica assim reduzido a trio. 

Nov. Editam o terceiro álbum, Alma, que inclui entre os seus 15 temas uma versão para «Gare d'Austerlitz», de José Mário Branco, e outra para o tema do filme O Padrinho, escrito por Nino Rota, com uma letra em português de João Monge, intitulada «Fado Siciliano». Mas o single escolhido é «Manto Negro», um tema épico com a participação de elementos do Coro da Gulbenkian, que encontra bastante resistência por parte da rádio e cujo vídeo é rodado no Estabelecimento Prisional de Monsanto. O álbum marca as primeiras reticências da crítica face ao trabalho da Ala dos Namorados. 



Nenhum comentário: