Páginas

terça-feira, 2 de março de 2021

Álamos

 A capa de um single da Sonoplay editado em 1969, «Stop That Game», define os Álamos como conjunto musical universitário, espontâneo a partir de Coimbra, a que pertencem algumas espécies de todos nós conhecidas, figuras dominantes da música jovem do nosso tempo. 

Os Álamos surgem em Coimbra em 1963, depois da dissolução do Conjunto do Orfeão de Coimbra na sequência da saída de José Cid para formar os Babies. Numa primeira fase, fazem parte dos Álamos, Daniel Proença de Carvalho (guitarra) e Rui Ressurreição (piano), que eram do Conjunto do Orfeão de Coimbra, e ainda Luís Filipe Colaço (guitarra), entre outros. Por entre as aulas e os estudos, os Álamos viajam pelo continente, Açores e Madeira e também Angola, evoluindo do estilo antigo do Conjunto do Orfeão de Coimbra para a música yé-yé, embora não decalcando os Shadows ou os Beatles. Convites para espectáculos em França e na Suíça não são aceites, por causa dos estudos. 

Em 1968, os Álamos têm outra formação: Rui Ressurreição (piano), Carlos Manuel Correia, o célebre Bóris, acompanhante de José Afonso, (guitarra-solo), José António Pereira (bateria), Luís Filipe Colaço (guitarra-ritmo), José Luís Veloso (guitarra-baixo) e António José Albuquerque (órgão). Editam então o single «Stop That Game», com letra, , em inglês, de Carlos Bóris Correia, e «It's A New Day», com letra de Isabel Motta e Rui Ressurreição e, já na Movieplay, o single «Peter And Paul», cantado em inglês e em português. 

Os Álamos deram origem mais tarde, em 1970, ao Conjunto Universitário Hi-Fi, do qual fazia parte, além de Carlos Manuel Correia e Rui Ressurreição, este último já como colaborador, a voz feminina de Ana Maria. Na Parlophone, o Conjunto Uni-versitário Hi-FI editou um EP com «Back from the Shore», «Three Days of my Life» e «Words of a Mad», originais do grupo, e «I Call Your Name», uma versão dos Beatles no estilo dos Mamas & Papas. 

Nenhum comentário: