Páginas

sábado, 27 de março de 2021

Ama Romanta


Sob a batuta de João Peste surge, em Lisboa, a editora independente Ama Romanta. A primeira edição da etiqueta é a compilação Divergências, que se revela um inesperado sucesso. Esta compilação (duplo álbum em vinil) reunia artistas de vários quadrantes da música dita alternativa, entre os quais Mler Ife Dada, A Jovem Guarda, Anamar, Nuno Rebelo, Croix-Sainte, João Peste, Bye Bye Lolita Girl, Essa Entende e Pop Dell'Arte. Ao longo do primeiro ano, esta «editora-catedral das minorias» edita L'Amour Va Bien Merci dos Mler Ife Dada. 

Parte da divulgação dos discos da editora vai passar por um bom relacionamento com as rádios livres de então. 
1987 
Fev. São lançados Querelle dos Pop Dell'Arte (maxi-single) e «Cães Vadios» dos Cães Vadios (single). 
Mar. É editado o maxi-single Amar por Amar, o primeiro disco de Anamar. 
Jun. Sai «Sonhos Pop», single dos Pop Del-Arte e Linha Geral, primeiro álbum dos Linha Geral. 
Dez. Os Pop dell'Arte lançam Free-Pop, o primeiro álbum do grupo. 

1988 E editado o álbum Pipocas do Projecto Som Pop (PSP). 
Jul. A editora radicaliza-se com a edição dos novos discos dos Mão Morta (LP Mão Morta), Sei Miguel (LP Breaker), Telectu (LP Camerata Elettronica) e Tozé Ferreira (LP Música de Baixa Fidelidade). A atitude subversiva da Ama Romanta causa desconforto nos media mais conservadores. A legalização das rádios livres, o fecho do Rock Rendez-Vous, entre outras situações, dificultam a exposição do novo material. Mler Ife Dada e Anamar transitam para outras editoras. Os Croix-Sainte terminam a sua actividade. 

1989 
Jan. O quarto ano de actividade abre com a edição do álbum Plux Quba de Nuno Canavarro. 
Fev. Sei Miguel edita o álbum Songs About Love And Terrorism. 
Abr. Os Pop dell'Arte editam o maxi-single Illogik Plastik. 
Dez. Um ano de crise termina com o lançamento do álbum Free Terminator dos Santa Maria Gasolina em Teu Ventre e The Blue Record, novo álbum de Sei Miguel. 

1990 Em ano magro é editado o EP do projecto João Peste & Acidoxi Bordel e a compilação Ama Romanta 86/90 (lançada em CD em 1991). Mão Morta e Santa Maria Gasolina em Teu Ventre abandonam a editora. 

1991 O regresso à actividade dos Pop dell'Arte devolve aos escaparates reedições do grupo e o novo álbum Arriba Avanti! Pop dell'Arte, uma compilação. A actividade de Ama Romanta entra então numa fase de estagnação definitiva. 

1995 Em entrevistas, João Peste fala numa possível edição de um «Best Of» da Ama Romanta pela EMI-VC, mas o projecto não chega nunca a ser concretizado. 

Um comentário:

A.João disse...

Depois de ler o texto lembrei-me que tenho este cd que já algum tempo não ouvia. Belos tempos passados no Rock Rendez Vous onde passaram algumas destas figuras. E como eu adorava o s Croix-Sainte :)