1984 Dez. É editado "Amália na Broadway", que reúne oito standards de musicais americanos gravados por Amália em 1965 nos estúdios de Paço d'Arcos com o maestro inglês Norrie Paramor, mas nunca antes editados em disco. As gravações haviam sido pensadas para um álbum de standards americanos que nunca veria a luz do dia - Amália não se sentia à vontade a cantar em inglês, e apenas gravou voz em oito dos 12 temas previstos, embora as partes instrumentais dos outros quatro temas já houvessem sido registadas. O álbum atinge o 17° lugar do top oficial de vendas de álbuns compilado pela UNEVA (mais tarde AFP -Associação Fonográfica Portuguesa).
1985 Abr. (19) Dá o seu primeiro grande concerto a solo em Portugal, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
(26) Atua no Coliseu do Porto.
Jul. É editado o duplo álbum "O Melhor de Amália - Estranha Forma de Vida", que reúne 24 dos mais populares e aclamados fados de Amália e atinge o 1° lugar do top oficial de vendas de álbuns, mantendo-se oito meses no top e vendendo para cima de 100 mil exemplares.
Set. (10) Regressa ao Olympia de Paris. Amália recebe das mãos do ministro Jack Lang a condecoração de Comendador da Ordem das Artes e das Letras de França.
Out. (6) A cidade canadiana de Toronto regista este dia como o Dia Oficial de Amália Rodrigues.
Nov. Na sequência do êxito de "O Melhor de Amália", é editado um segundo álbum compilação, "O Melhor de Amália volume II - Tudo Isto é Fado", que ultrapassa as 50 mil cópias vendidas e atinge o 2° lugar do top oficial de vendas.
1987 É editada a biografia oficial de Amália "Amália - uma Biografia", por Vítor Pavão dos Santos, diretor do Museu Nacional do Teatro, jornalista e talvez o maior admirador e coleccionador de Amália em território português. O livro é o registo de 25 conversas com Amália que tiveram lugar entre 1985 e 1986 e que Pavão dos Santos organizou como se fosse um longo monólogo da própria Amália com o leitor.
Out. O primeiro CD de Amália é editado em Portugal: "Sucessos", uma compilação concebida originalmente para o mercado internacional, e que apenas ficará em catálogo até se iniciar a transferência para CD dos vários álbuns de Amália.
Dez. É editado o triplo-álbum de luxo "Coliseu - 3 de Abril de 1987", que regista na íntegra o concerto de Amália no Coliseu de Lisboa naquela data. Obtém o Disco de Ouro por vendas superiores a 20 mil cópias e atinge o 13° lugar, dos tops.
Nenhum comentário:
Postar um comentário