António Variações mudava, repentina e honradamente, a noção de espectáculo na música portuguesa. Numa discoteca, na Rua da Imprensa Nacional, dá uma festa para amigos e convidados na qual chega a actuar ao vivo.
1984 Fev. (6 a 25) - António Variações entra nos Estúdios Valentim de Carvalho, em Paço d'Arcos, para gravar o seu segundo (e último) álbum. Pedro Ayres Magalhães e Carlos Maria Trindade, dos Heróis do Mar, são os produtores e directores musicais do disco, e os cinco músicos dos Heróis formam a banda de estúdio que participa nas gravações, com Rui Pregal da Cunha a assinar igualmente a conceção da capa.
Abr. - No programa «A Festa Continua», de Júlio Isidro, aparece pela última vez em público, poucas semanas antes da edição do disco. Vestido com uma espécie de pijama de flanela, com coelhinhos e ursinhos estampados, canta dois temas do novo álbum, e diz que tem estado um pouco engripado. Esta será a única vez que canções de "Dar e Receber" chegam, com António, ao pequeno ecrã.
Maio - E editado o álbum "Dar e Receber" que, unanimemente bem recebido pelo público e crítica, não consegue contudo impor nenhum tema de êxito como «E P'ra Amanhã...» ou «... O Corpo É Que Paga» do álbum anterior. «Canção do Engate» será o tema que mais se aproximará do sucesso.
Maio (18) - Dá entrada no Hospital Pulido Valente com «um problema brônquico-asmático», sendo assistido pelo Dr. Iglésias Oliveira. A pedido da família é, pouco depois, transferido para o Hospital da Cruz Vermelha. Com um estado em agravamento progressivo, é solicitada a reanimadora Dra. Maria Cristina Câmara.
Jun. - Em insuficiência respiratória aguda, é submetido a uma prótese ventilatória (Engstrom). Na madrugada do dia 13, dia de Santo António, enquanto a cidade se deitava depois de uma noite de festas populares, falecia no Hospital da Cruz Vermelha, em consequência de, como então se disse, «broncopneumonia bilateral grave». Desaparecia um dos mais importantes renovadores da nova música portuguesa. Dois dias depois é sepultado no cemitério de Amares (Braga), a poucos quilómetros da sua aldeia natal, num funeral onde poucos músicos estarão presentes. "Dar e Receber" atingirá o Disco de Prata.
1987 Abr. - Os Delfins incluem uma versão de «Canção de Engate» no seu álbum de estreia, "Libertação", produzido por Carlos Maria Trindade. É a primeira versão gravada de um original de António Variações.
1988 - A EMI-Valentim de Carvalho reedita o maxi-single de "Estou Além".
Nov. - "Anjo da Guarda" é editado em CD pela primeira vez.

Nenhum comentário:
Postar um comentário