Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Alberto Ribeiro



Alberto Ribeiro nasceu no Norte do País, em Ermesinde, no dia 29 de Fevereiro de 1920. Na família havia mais artistas. Um irmão e uma irmã também cantavam, tendo feito porém carreiras bem mais discretas. 

Coube a Alberto Ribeiro um maior quinhão da sorte. Com a sua voz incrivelmente extensa, de grande facilidade nos agudos e de timbre quente, podia ter sido em qualquer parte do Mundo um grande cantor. 

Em Portugal, ainda é recordado como uma voz única, a despeito da sua inexplicável decisão de se afastar dos palcos no apogeu da sua carreira. Fenómeno de popularidade surgiu, ao lado de Amália Rodrigues, como intérprete do filme Capas Negras que foi um êxito do cinema nacional. A partir de então, Alberto Ribeiro foi galã de cinema em várias películas nacionais e estrangeiras. 

No teatro, numerosas operetas encontraram em Alberto Ribeiro o intérprete ideal. Afastado, prematuramente, regressou 25 anos depois da primeira apresentação da opereta Nazaré, mas o regresso foi meteórico, remetendo-se novamente Alberto Ribeiro ao silêncio.

Discografia: 
1961 — Alberto Ribeiro Canta (EP, A Voz Do Dono). 
1964 — Mondego Sonhador (EP, Decca). 
1965 — Alberto Ribeiro (EP, Decca). 
1978 — Os Maiores Sucessos de Alberto Ribeiro (LP, Decca). 
1984 — O Melhor de Alber-to Ribeiro (LP, EMI). 
1985 — Saudade (LP, EMI). 
1992 —O Melhor de Alberto Ribeiro (CD, EMI). 
1994 — O Melhor dos Melhores (CD, Movieplay). 

Nenhum comentário: