Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Amália Rodrigues - Parte 10

Jul. (1) Amália é homenageada num espetáculo na Gare Marítima de Alcântara, exibido em direto pela RTP. 

Ago. São editados pela primeira vez em CD "Gostava de Ser Quem Era" e "Lágrima", completando a disponibilização em CD de todos os álbuns publicados por Amália na Valentim de Carvalho. 

Nov. (6) Amália é a convidada inaugural do programa de variedades da RTP-1, «Noite de Reis», que pretende homenagear personalidades públicas nacionais. 

(7) É editado "Pela Primeira Vez - Rio de Janeiro 1945", CD que reúne as 16 gravações que Amália realizou no Rio de Janeiro em 1945 para a editora Continental. É a primeira edição oficial em CD destas gravações, há muitos anos indisponíveis em Portugal. As gravações foram restauradas digitalmente em Londres, nos estúdios de Abbey Road, e o CD inclui um ensaio histórico inédito de Vítor Pavão dos Santos. 

Dez. A Valentim de Carvalho edita em vídeo a série documental «Amália — Uma Estranha Forma de Vida», numa tiragem limitada a mil exemplares vendidos exclusivamente ao balcão das lojas Valentim de Carvalho. 

1996 Out. Numa altura em que as gravações da Continental, realizadas em 1945, entraram já no domínio público, perdendo Amália o direito a receber royalties de intérprete pela sua gravação, o diário "A Capital" levanta uma polémica fugaz, segundo a qual a artista estaria descontente com a edição de "Pela Primeira Vez", realizada à sua revelia pela EMI-VC, por já não receber royalties dessas gravações. Tal polémica é desmentida pela editora e pela artista. 

1997 Dez. A EMI-VC edita o álbum "Segredos", com um conjunto de gravações inéditas realizadas entre 1965 e 1975. O disco atinge o 3.° lugar do top nacional de vendas. 

1998 "Segredos" é galardoado com um disco de platina por vendas superiores a 40 mil cópias. 

Jorge Mourinha 



Nenhum comentário: